A campanha de vacinação contra o sarampo teve início em 2 de maio em todo o território nacional e se estende até 3 de junho. No entanto, mesmo com o empenho da Secretaria de Saúde de São Mateus, de acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Bruna Nunes Queiroz, apenas 16% das crianças de até 5 anos de idade foram vacinadas no Município.

Segundo Bruna, além das crianças, o público-alvo é composta ainda de trabalhadores da saúde. Porém ela afirmou que ainda não tinha os dados referentes à vacinação desse público.

“No primeiro ano da pandemia, ou seja, em 2020, a cobertura com a tríplice viral [sarampo, caxumba e rubéola] foi de 81,61% com a primeira dose e 64,51% com a segunda. Em 2021 foram imunizados com a primeira dose 78,1% e 62,81% com a segunda. Agora estamos em campanha e apenas 16,68% das crianças foram vacinadas” – alerta.

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é que os estados e municípios vacinem 95% das crianças com idade entre 6 meses à 5 anos. Bruna destaca as ações que estão sendo feitas no Município para acelerar a vacinação desse público-alvo.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

“O Dia D em São Mateus ocorreu em 30 de abril e temos previsão de realizar um novo Dia D, porém ainda em pactuação. Estamos em campanha de vacinação contra o sarampo, mas a procura ainda é baixa. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos e trabalhador da saúde precisam procurar a sala de vacina em funcionamento mais próxima de sua residência para atualização do cartão vacinal”.

Bruna lembra que o País está em um momento epidemiológico de retorno do sarampo. “Felizmente todos os casos suspeitos que apareceram em São Mateus foram descartados, mas precisamos continuar a trabalhar na prevenção que é a vacinação”.

 

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

ATUALIZAÇÃO VACINAL

Juliana Oliveira Batista é uma das mães mateenses que não hesitaram em atualizar o calendário vacinal após o lançamento da campanha de vacinação contra o sarampo.
“Sempre mantenho o calendário da Maria Júlia bem atualizado. Entendo que é importante para combater várias doenças” – observa.

SINTOMAS DA DOENÇA

São Mateus- Coordenador da Vigilância Epidemiológica de São Mateus, o enfermeiro João Paulo Cola reforça que no Município não tem nenhum caso de sarampo confirmado. “O sarampo é uma doença que foi reintroduzida no Brasil há pouco tempo, entre 2018 e 2019. O Espírito Santo teve dois casos confirmados e nenhum em São Mateus”.

João Cola destaca que o sarampo é uma doença que causa dúvidas no diagnostico pelo fato de muitas pessoas nunca terem visto o sarampo, já que há vários anos a doença estava erradicada no Brasil.

“O sarampo é altamente contagioso e a principal medida de prevenção é a vacinação. Tem que tomar a vacina contra o sarampo que atualmente é a tríplice viral: sarampo, caxumba e rubéola. Muita gente confunde o sarampo com outra doença, mas a principal característica do sarampo é febre muito alta e o edema maculopapular com evolução céfalo-caudal, ou seja, manchas vermelhas que erradia da cabeça para os pés” – detalha o enfermeiro.

Leia também:   São Mateus se despede de Anália Calatroni Queiroz

MORTES

Segundo estudo recente com dados do Ministério da Saúde, em 2021, de cada três crianças brasileiras que tomaram a primeira dose do imunizante, uma não voltou para completar o esquema vacinal, de duas doses.
Outro dado alarmante é que a queda da cobertura vacinal começou a acontecer em 2016.

A partir de então, no ano de 2018, começou a aparecer vários surtos significativos no Brasil. Em 2019, o Brasil perdeu o selo de erradicação do sarampo.
Em 2020, o País bateu o recorde de 10 mortes de crianças menores de 5 anos por sarampo.

Entre 2018 e 2021, 26 crianças nessa faixa etária morreram pela doença. Segundo o Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), esses dados são um retrocesso em um país que entre 2000 e 2017 havia registrado uma morte, no ano de 2013.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here