Do atendimento básico até os serviços especializados, a Prefeitura de São Mateus investe anualmente mais de R$ 85 milhões, movimentando cerca de 1.300 servidores. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 89,7% dos mais de 135 mil habitantes –prévia do Censo apresentada pelo IBGE no final do ano passado indica que a população do Município é de 122.386 habitantes— dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Prefeitura destaca que a porta de entrada para o sistema são as unidades de saúde, dispostas por territórios e responsáveis pelo primeiro atendimento à população. “Mas o Município é, hoje, no País, um dos que disponibiliza maior variedade de serviços fora das regiões metropolitanas” – frisa a Secretaria Municipal de Comunicação.

O prefeito Daniel Santana afirma que o Município está aumentando os investimentos na Saúde ano a ano. “Sabendo como investir, fazendo chegar na ponta, atendendo quem mais precisa do poder público”, frisa.

Para o secretário de Saúde Henrique Follador, “esse nível de prestação de serviços ao contribuinte só é possível quando a Saúde é prioridade para o gestor e o Município tem as contas em dia, o que permite ter acesso a convênios e outras facilidades nas esferas estadual e federal”.

Leia também:   Saúde alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

 

SAÚDE BÁSICA E ESPECIALIDADES

Também chamadas de Unidades de Saúde da Família, é através delas que os usuários do SUS têm acesso ao Sistema onde, pela Central de Regulação, agendam consultas, exames, internações e tratamentos, na esfera municipal.

As principais unidades de saúde estão localizadas nos bairros Santo Antônio, Vila Nova, Guriri e também em Nestor Gomes, na zona rural do Município. “Mas há unidades também nos Bairros Esplanada (Seac), Litorâneo, Ponte, Porto, Morada do Ribeirão, Sernamby, Aroeira, Aviação, Forno Velho (Cohab), Boa Vista, Ideal, Pedra D’Água, Paulista, Km 23, Km 29, Km 35, Santa Maria, Nova Lima e Nativo” – complementa.

 

SERVIÇOS

Além das unidades de saúde, São Mateus disponibiliza ainda 19 diferentes locais de atendimento na área que envolvem o Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, a Policlínica (US-3), o Samu 192, Central de Ambulâncias, Vigilância Sanitária, vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, Centro de Ação Psicossocial (CAPS) e Centro de Ação Psicossocial para usuários de Drogas (CAPS AD), Programa de Saúde Bucal, Farmácia Popular, imunização e saúde da criança,

Leia também:   Saúde alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos

Também são ofertados tratamentos de hipertensão e diabetes, tuberculose e hanseníase, saúde da mulher, Vigilância Alimentar e Nutricional, Clínica Municipal de Fisioterapia, Melhor em Casa, convênio com o Hospital Maternidade, incluindo cirurgias eletivas e Programa Ver Bem, Viver Melhor, que fornece exames e óculos de graça para a população.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here