O município de São Mateus terá neste ano três escolas vinculadas ao Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti). O Programa é uma iniciativa Governo do Estado iniciado em 2021 com o objetivo de oferecer apoio financeiro e pedagógico às redes municipais de educação para a criação ou ampliação da oferta dessa modalidade de ensino.

“O programa visa o cumprimento da Meta 6 dos planos nacional e estadual de educação, que objetiva oferecer educação de tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica” – explica Judson Albino Coswosk, assessor do regime de colaboração da Superintendência Regional de Educação São Mateus (SRE).

Ele detalha que essa foi a primeira formação para a educação em tempo integral realizada em São Mateus para os coordenadores municipais do Proeti, diretores e pedagogos das novas escolas que funcionarão nesse modelo no município e também em Conceição da Barra e Jaguaré. A formação aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de janeiro.

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A primeira formação para a educação em tempo integral realizada em São Mateus foi para coordenadores municipais do Proeti, diretores e pedagogos das novas escolas que funcionarão nesse modelo no município e também em Conceição da Barra e Jaguaré.
Foto: Divulgação

“A ação foi promovida pela assessoria de regime de colaboração em parceria com os municípios que implantarão novas escolas vinculadas ao Programa. Nos três dias de formação foram discutidos aspectos relacionados aos princípios da educação em tempo integral, parte diversificada do currículo e o modelo de gestão na educação em tempo integral” – frisa Judson.

Ele ressalta que a próxima formação está prevista para acontecer com os professores entre março e julho.

De acordo com Judson, a Superintendência terá em 2023 doze unidades de ensino com oferta de tempo integral vinculadas ao Proeti nos municípios de São Mateus, Pedro canário, Conceição da Barra e Jaguaré, atendendo mais de 2.000 estudantes e com um repasse anual próximo a R$ 7 milhões para as redes municipais.

Por meio de nota, o superintendente Jaílson Maurício Pinto frisou que a formação é um marco na história da educação e para a Superintendência e os municípios jurisdicionados. “A parceria por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios vem sendo fortalecida a cada dia no aspecto financeiro, pedagógico e na gestão compartilhada”.

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Aulas nas escolas de tempo integral iniciam no dia 13 de fevereiro

 

A secretaria municipal de educação Marília Silveira detalhou à Reportagem quais escolas já atuavam com educação em tempo integral e quais iniciam 2023 neste formato através do Proeti. As aulas nas escolas que oferecem tempo integral terão início no dia 13 de fevereiro.

“Teremos para o ano letivo de 2023 oito unidades que ofertarão o tempo integral. Destas, quatro centros de educação municipal infantil já funcionam em tempo integral. A Escola Municipal Ayrton Senna também já oferta o modelo de tempo integral. Para este ano a escola passará por uma reorganização da proposta pedagógica. As novas escolas a funcionar em tempo integral no município são: Almir Queiroz, no Bairro Cricaré, Santa Terezinha, no Bairro Santa Teresa e Valério Coser, no Bairro Areinha” – destaca a secretária.

A secretária de Educação de São Mateus, Marília Silveira detalha que antes do início do ano letivo ocorre uma formação para as equipes escolares.
Foto: Divulgação

Ela detalha que antes do início do ano letivo nas escolas de tempo integral ocorre uma formação para as equipes dessas unidades de ensino. “Essa formação compõe o planejamento de transição, visto que é uma proposição didático-pedagógica totalmente nova para as escolas, todas contarão com um cardápio pensado para essa nova dinâmica que considera principalmente o aumento do tempo dos estudantes na escola”.

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“A proposta da educação de tempo integral tem sido bem recebida pelas famílias e inclusive verificamos um aumento na procura por vagas. Pois, além de ser uma proposta com vistas à melhoria no processo de aprendizagem, por ter o estudante mais tempo na escola e promover uma formação integral, é ainda uma saída para aqueles pais ou responsáveis que necessitam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos” – destaca Marília Silveira.

 

Foto do destaque: Divulgação

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