A Prefeitura de São Mateus apresenta para a comunidade escolar na quinta-feira o Programa de Fortalecimento da Aprendizagem (FPA). Conforme detalha a Secretaria de Comunicação, o lançamento da estratégia será a partir das 18h30, no Auditório do Sesc, no Bairro de Fátima (Ideal).

O programa tem o objetivo de acelerar a aprendizagem de estudantes da rede municipal de ensino e foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

A apresentação terá como público-alvo pais e responsáveis dos estudantes. Na oportunidade, eles serão comunicados sobre as principais ações do programa. “A proposta da Secretaria decorre da observância aos impactos educacionais causados aos estudantes em decorrência da pandemia da covid-19 que resultou, durante quase dois anos, na interrupção do processo escolar de modo presencial” – frisa a SME.

De acordo com a secretária de Educação Luciana Moreira, o FPA “oferta um conjunto de estratégias pedagógicas de melhoria da qualidade do ensino com a finalidade de reduzir as dificuldades de aprendizagens existentes evidenciadas a partir dos resultados da aplicação da primeira avaliação diagnóstica de 2022, realizada em toda a rede municipal, nos dias 22 e 23 de março”.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

A SME aponta que, a partir dos resultados da avaliação diagnóstica, as escolas construíram e apresentaram à Secretaria um plano de intervenção. “Algumas escolas já iniciaram nesta semana a aplicação de algumas estratégias”, detalha Luciana Moreira, acrescentando que o plano de intervenção foi construído a partir da realidade de cada unidade de ensino.

Foto: Secom-PMSM/Divulgação

 

AÇÕES PROPOSTAS PELAS ESCOLAS

 

A Prefeitura destaca que o Programa de Fortalecimento da Aprendizagem auxiliará os mais de 10 mil alunos do 1º ao 9º ano no desenvolvimento das aprendizagens em Português e Matemática e será composto por quatro ações principais. São elas:

  1. Utilização de livro complementar, do 1º ao 6º ano;
  2. Parcerias com programas de apoio e desenvolvimento pedagógico dos governos Federal e Estadual, do 1º ao 8º ano;
  3. Oferta de contraturno escolar, com tempos de aulas dos componentes curriculares de Português e Matemática e tempos de atividades/aulas multicurriculares, que são as oficinas de capoeira, música, xadrez, dentre outras, do 4º ao 8 ano;
  4. Aulões para alunos de 9º anos com reposição de conteúdos de anos anteriores.
Leia também:   Adufes fará assembleias nesta semana para discutir proposta do Governo Federal

Ao todo, 70 unidades divididas em escolas municipais de ensino fundamental, escolas multisseriadas (EPMs e EUMs) e alternância (comunitárias rurais e de assentamento) serão contempladas com o programa que será financiado com recursos próprios para compra de materiais pedagógicos e contratação de professores.

____

Fonte: Prefeitura de São Mateus/Secretaria Municipal de Educação.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here