O Programa Atendimento Itinerante com Especialidades, da Secretaria de Saúde de São Mateus, teve a área de atuação ampliada pela Prefeitura. Conforme destaca a Secretaria de Comunicação, o prefeito Daniel Santana determinou a ampliação do atendimento com o objetivo de zerar a fila de espera para exames de especialidades

“Em ação desde junho, o atendimento itinerante começou na localidade de Itauninhas e já beneficiou centenas de pacientes nas comunidades da zona rural”, destaca a Prefeitura.

A Secretaria de Comunicação frisa ainda que o programa foi criado, inicialmente destinado as comunidades rurais. “O Programa está sendo estendido agora às Unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana: na UBS do Bairro Vila Nova, que também recebe pacientes do Alvorada, Vila Verde e região, a ação já beneficiou cerca de 40 pacientes que aguardavam atendimento de ortopedia”, explica a Prefeitura.

Na próxima semana, na área urbana, a especialidade será oferecida, no mesmo sistema, na unidade de saúde do Bairro Esplanada (Seac), na terça-feira (30), das 7h30 às 13h.

Por meio do Programa de Atendimento Itinerante, um médico especialista vai até a unidade de saúde para atender os pacientes que têm consultas agendadas por meio da Central de Regulação da Prefeitura.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

Conforme o secretário de Saúde Henrique Follador, no momento o Programa atende pacientes na área de Ortopedia e, em algumas ações, em Traumatologia. “Outras especialidades com grande demanda são Pediatria, que já teve uma ação realizada também em Itauninhas, e Oftalmologia, que estamos em vias de incluir no Programa” – explica.

Leia também:   Saúde alerta sobre uso indiscriminado de medicamentos

 

COMO FUNCIONA

Pacientes de ortopedia e traumatologia possui dificuldades de deslocamento, além de estarem mais sujeitos a acidentes em percursos maiores e mais demorados, conforme observa a Secretaria de Comunicação.

O objetivo da Prefeitura é zerar as filas de espera e, para tal, é realizado um diagnóstico de demanda pela especialidade em cada unidade de saúde. Além disso, é construída uma agenda priorizando os moradores de locais mais distantes e a quantidade de solicitações.

Na data prevista, o médico vai até a unidade de saúde indicada e realiza as consultas obedecendo às agendas da Central de Regulação e demandas espontâneas. As consultas são disponibilizadas gratuitamente à população.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here