A Secretaria Municipal de Saúde está agilizando o lançamento de dados da aplicação da segunda dose de vacinas contra a covid-19 em São Mateus. O novo método está funcionando na Igreja Assembleia em Deus e pode ser utilizado também em outros pontos de aplicação da vacina que tenham acesso à internet.

O secretário municipal Henrique Follador explica como o sistema funciona: “Traz mais eficiência e agilidade na demonstração dos dados no sistema Vacina e Confia. É importante a inclusão dos dados considerando a presença da pessoa porque, caso algum dado esteja inconsistente, como de documentos, pode ser solucionado no ato” – sustenta.

Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Eliene Sampaio detalha que antes do novo sistema, quando a pessoa chegava para vacinar com a segunda dose, a equipe de imunização preenchia de forma manual uma ficha com os dados pessoais para, dias depois, em mutirões, digitar e inserir os registros no sistema online de vacinação do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.

Com o novo método, a pessoa que vai vacinar com a segunda dose apresenta os documentos e a equipe de vacinação já registra de forma instantânea e online os dados da aplicação da vacina no sistema.
“A gente só está conseguindo fazer desta forma na aplicação da D2. A D1 é mais complicada, porque precisa fazer um pré-cadastro no sistema para, depois, lançar os dados” – frisa.

Leia também:   Aulas de jiu-jitsu ajudam autistas a desenvolverem habilidades e interação, aponta professor

Por esse motivo, para não atrasar o processo de vacinação da primeira dose, o que poderia aumentar a espera das pessoas na fila, o processo continua sendo feito de forma manual para a D1.
Porém, Eliene ressalta que, como o lançamento de dados da segunda dose é instantâneo, os mutirões para o lançamento dos dados da primeira dose ficam mais rápidos também.

 

Cronograma de vacinação desta quinta

A vacinação contra covid-19 em São Mateus segue nesta quinta-feira na Igreja Assembleia de Deus, no Bairro Boa Vista. Além disso, mutirões acontecem nos bairros Litorâneo e Sernamby.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Eliene Sampaio, a vacinação na Igreja Assembleia de Deus acontece das 8h às 15h, voltada para a aplicação da primeira dose para pessoas a partir de 25 anos e da segunda dose da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.

Na unidade de saúde básica do Bairro Sernamby, das 16h às 20h, a vacinação é voltada para pessoas a partir de 25 anos. Já no bairro Litorâneo, das 8h às 12h, na quadra de esportes, a vacinação é destinada à segunda dose da Coronavac.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here