Desde o início do mês de novembro até esta quarta-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registra em São Mateus, na estação automática instalada no Bairro Litorâneo, o acumulado de 766,8mm de chuvas.

O volume expressivo, fora da normalidade, vem gerando impactos no Município, principalmente em Guriri, onde ruas estão alagadas e casas foram invadidas pelas enchentes. A situação foi amplificada com o novo temporal que caiu na noite de terça e madrugada desta quarta-feira. Em poucas horas foi registrado um volume de chuva superior a 94mm somente em Guriri.

Com isso, o Município continua em estado de alerta, principalmente com as previsões de mais chuvas para os próximos dias. A Defesa Civil Estadual apresentou a previsão probabilística, em “cenário pessimista”, de acumulado de chuvas superior a 250mm até o dia 19 de dezembro –segunda-feira–, no norte do Estado, incluindo São Mateus.

“De modo geral, há um indicativo para acumulados de precipitação da ordem de 150-250mm em trechos do setor norte do Espírito Santo, sendo que o cenário “pessimista” indica mais de 250mm em alguns pontos. Acumulados de 150 a 200mm nas demais regiões, podendo superar os 200mm em pontos isolados” – detalha o boletim meteorológico da Defesa Civil.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um novo alerta de chuvas e ventos intensos para nove municípios do norte do Estado, incluindo São Mateus, com validade até as 15h desta quinta-feira (15). Os demais municípios são Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.

Um outro alerta mais brando, de chuvas entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia também foi emitido pelo Inmet, envolvendo 39 municípios, incluindo os demais do norte do Estado.

 

MAIS CHUVAS

A tendência apresentada pela Defesa Civil Estadual já foi constada em São Mateus na noite de terça e madrugada desta quarta-feira (13). O Inmet registrou um volume de 101,8mm de chuva na estação meteorológica localizada no Bairro Litorâneo.

Já o pluviômetro automático do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado em Guriri, registrou 94,4mm.

Secretária municipal de Defesa Social, Danúbia Henriques relata que a Defesa Civil foi acionada por moradores de Guriri e do Bairro Liberdade, na Grande Pedra D’Água.

Em Guriri, Danubia relata que mais casas ficaram alagadas e vias interditadas devido às enchentes. No Bairro Liberdade, uma casa teve destelhamento e outras apresentaram paredes com rachaduras.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

Secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel afirma que muitos atendimentos foram realizados em Guriri, mas um balanço seria apresentado no fim do dia. Até o fechamento desta página, a Reportagem ainda não havia recebido o balanço.

 

“Trabalhando dia e noite”, afirma o prefeito Daniel

 

A Secretaria Municipal de Comunicação relata que o prefeito Daniel Santana e as equipes das secretarias estão atendendo todo o Município em consequência das chuvas. “Em Guriri, sucessivas chuvas intensas estão mantendo o solo encharcado e provocando alagamentos até em locais onde não havia registros”, sustenta o prefeito.

“A chuva da madrugada agravou ainda mais a situação anterior. Já são centenas de casas ilhadas e estamos trabalhando dia e noite, ajudando quem mais precisa do poder público” – destaca Daniel, lembrando as parcerias com o governador Renato Casagrande e com a empresa Alcon, de Conceição da Barra.

As forças-tarefas da Prefeitura estão permanentemente percorrendo os locais mais atingidos, verificando a extensão dos danos e providenciando socorro imediato às vítimas. O Município já atendeu mais de 2.000 pessoas desde que começaram os temporais.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

Em Guriri, foram abertos mais canais para escoamento da água parada para o Rio Mariricu e estão sendo construídas passagens para pedestres e veículos entre as ruas.

 

Patrulhas mecanizadas no interior

 

A Secretaria Municipal de Comunicação frisa que quatro patrulhas mecanizadas estão trabalhando, em diferentes locais da zona rural de São Mateus, realizando reparos de emergência para manter as estradas desimpedidas e funcionando para o deslocamento de pessoas e escoamento de produção.

Em várias regiões do Município, estradas ficaram danificadas ou tiveram que ser interditadas devido as chuvas de novembro e início de dezembro que provocaram alagamentos, obstrução de valas, destruição de manilhamento e comprometimento de pontes.

As equipes estão em campo patrolando, desobstruindo e realizando trabalhos de emergência. “É fundamental manter as estradas funcionando para a passagem de ambulâncias, transporte de leite e transporte escolar, já que o ano letivo ainda não terminou” – destaca a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura, Paloma Pancieri.

As localidades mais atingidas até a tarde desta quarta-feira eram Nativo de Barra Nova, Nova Verona, Terra Fresca, Nova Lima, Córrego Grande e alguns assentamentos.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here