Com o Casario tombado pelo Patrimônio Histórico do Espírito Santo, o Sítio Histórico Porto de São Mateus está recebendo importantes reforços na luta para revitalização, ressignificação cultural, restauro e reocupação.

De acordo com a Prefeitura, o Banco do Nordeste estuda implantar no local o Projeto de Desenvolvimento Territorial (Prodeter). A apresentação aconteceu na tarde desta sexta-feira (24), no auditório do Centro Administrativo, durante reunião da Secretaria de Cultura com representantes do Banco do Nordeste, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, da área de Patrimônio Cultural da Secult, do MST, quilombolas e outras entidades. O prefeito Daniel Santana também participou da reunião.

O Sítio Histórico está recebendo quase R$ 10 milhões de investimentos na requalificação urbana com recursos do Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Cultura.

 

PRODETER

O Projeto Prodeter integra e financia políticas governamentais com iniciativas de desenvolvimento local e já resultou, por exemplo, na construção de diversos centros culturais nos territórios localizados dentro da área atendida pela instituição.

Para o gerente executivo da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste no Espírito Santo, Humberto Maria Penalva de Almeida, “deverá ser o projeto mais bonito do Banco, não pelo aspecto econômico, mas pelas muitas atividades que poderão ser desenvolvidas, movimentando os mais diversos setores, como o turismo, a cultura, os serviços e o desenvolvimento social”.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

 

Foto do destaque: Secom/PMSM-Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here