Ela mora em São Mateus e ele, em Vinhático, Montanha. Mas esta não foi a única distância que separou dona Selma Rodrigues, de 78 anos, do irmão dela, o senhor Otacílio Rodrigues, de 81. A perda de contatos e desinformação fizeram com que eles não se comunicassem por 35 anos. Agora, o elo familiar está refeito. Esse reencontro foi apresentado à Rede TC pela filha de dona Selma, a escritora Mônica Porto, que inclusive disse que está escrevendo um livro contanto a história de vida da mãe.

Selma e Otacílio durante o reencontro. Foto: Arquivo de família

De acordo com Mônica, o encontro dos irmãos aconteceu próximo do Natal, na casa dele, em Vinhático. “Falei que foi um presente de Natal para a minha mãe”. A família vinha buscando informações sobre o tio, até então desaparecido, há muito tempo e, por um milagre, durante um encontro de escritores, Mônica conheceu um morador de Vinhático e perguntou sobre Otacílio, conhecido pelo apelido de Caboclo. “Todo mundo conhece ele lá”, essa resposta trouxe um pouco de luz sobre a esperança de Mônica em fazer o reencontro.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia

Ela relata que enviou ao tio um cartão com os contatos e, assim, foi possível marcar a visita. E a vinda de Otacílio a São Mateus já está agendada para agosto. Mônica afirma que ganhou uma família grande. E que descobriu que o tio, viúvo e recém-casado, possui dez filhos. “Ganhei dez primos”, comemora.

Mônica lembra que a mãe dela nasceu na Bahia, mas muito cedo perdeu os pais e foi criada pelos irmãos mais velhos. No entanto, ainda muito jovem teve que sair de casa para fugir dos maus-tratos sofridos por um irmão que hoje mora em Rondônia. A mãe e o tio Otacílio foram morar em Montanha, mas se separaram mais tarde. Dona Selma morou em Conceição da Barra antes de fincar raízes em São Mateus.

“Não sei como familiares se perdem uns dos outros, mas o reencontro é bonito de se ver. Gratidão por esse momento ímpar em nossas vidas” – escreveu Mônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here