A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo prossegue nesta quinta (24) e sexta-feira (25). A Secretaria Municipal de Saúde está preocupada já que, até a manhã desta quarta-feira (23), ainda restavam para vacinar 373 crianças de seis meses até 11 meses e 29 dias, faixa etária com mais risco de óbito pela doença. Sábado (19), no Dia D da campanha, as unidades de saúde funcionaram de 8 às 16 horas.

Responsável técnica pelo sistema de informação do Programa Municipal de Imunização, Sancleia Aguiar dos Anjos disse que 1.008 crianças nesta faixa etária deveriam ser vacinadas em São Mateus, mas apenas 635 doses da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) foram aplicadas na campanha.

Técnica de Rede de Frio do Programa de Imunização, Lenize Silvares explica que a rotina de vacinação é para que crianças tomem a primeira dose contra o sarampo com um ano de idade e a segunda, com um ano e três meses. Em decorrência do surto no País, principalmente em São Paulo, o Ministério da Saúde expande a vacinação, nesta etapa, também para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias, que recebem a denominada dose zero. “O risco de óbito nesta faixa etária é grande”, alerta.

A primeira etapa de vacinação contempla ainda outras crianças –na faixa até quatro anos, 11 meses e 29 dias– que ainda não receberam a primeira e a segunda doses de rotina. O Ministério de Saúde aponta que até os cinco anos as pessoas com sarampo são mais suscetíveis a complicações. Sancleia relata que foram aplicadas nesta faixa etária 404 primeiras-doses e 292 segundas-doses.

Lenize acrescenta que as unidades de saúde estão abastecidas e continuarão vacinando a faixa etária até 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo depois do encerramento desta fase. A segunda etapa acontece de 18 a 25 de novembro, para a faixa etária de 20 a 29 anos, na qual o Ministério de Saúde registra o maior número de casos.

Lenize ressalta que existe uma previsão para que a vacinação de outras faixas etárias aconteça a partir de fevereiro. O Espírito Santo registra dois casos importados da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here