Estudantes de escolas mateenses poderão se encantar com as produções do cordelista Cesar Domiciano. Por meio do projeto Resistência Quilombola, o poeta popular e educador levará para as escolas três livretos de cordel que relatam as históricas de personagens fundamentais na luta pela libertação dos povos escravizados no território mateense.

 

Residente em São Mateus desde 2007, Cesar relata que o projeto foi selecionado no edital Cultura Cidadã implementado pela Secretaria Municipal de Cultura e chega às escolas a partir de terça-feira (27).

 

Os personagens são Silvestre Nagô, Constância D’angola e Viriato Cancão de Fogo. O artista afirma que fará três palestras-espetáculos que foram agendadas diretamente com a direção das escolas das redes municipal e estadual. As ilustrações são da artista visual Shila Joaquim.

 

De acordo com o poeta, a primeira palestra, no dia 27, será Escola Benedito Caullity (antiga Escola Guriri) e na Escola Estadual São Antônio. No dia 29, a palestra-espetáculo chega à Escola Municipal Ouro Negro para estudantes da educação inclusiva.

 

“As palestras-espetáculos do projeto Resistência Quilombola abordam os problemas causados pelo apagamento histórico da rica contribuição dos povos escravizados. Traz ainda informações sobre as técnicas básicas utilizadas para a produção da literatura popular abordando métrica, rima e temática, além de apontar possíveis diálogos com as demais linguagens como o funk e rap” – detalha.

 

Segundo Cesar Domiciano, o projeto tem como contrapartida cultural a doação de livros para a Biblioteca Municipal e para cada escola quilombola da rede pública do município, perfazendo um total de 153 livros.

 

“A intenção é contribuir para a aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornam obrigatório o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar, reiterando a importância dos personagens para a história cultural de São Mateus através da produção e valorização da literatura de cordel local” – frisa.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here