Artesãs da Associação Artbarra já participaram de dois módulos do programa de formação em estamparia do Projeto Aos 4 Ventos, que acontece no Município. De acordo com a presidente da Associação, Christianne Teixeira, a iniciativa é viabilizada por meio do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secult, e tem como objetivo capacitar as artesãs associadas na produção de estamparia manual com as técnicas pochoir, ecoprint e blockprint.

Ela explica que as capacitações foram divididas em três módulos em que as participantes aprendem a utilizar matérias-primas naturais como flores, raízes, folhas e outros materiais para a criação de suas peças. De acordo com a presidente, a ideia é que as artesãs aprendam novas técnicas e ferramentas para criar estampas autorais inspiradas nas paisagens, arquitetura e expressões culturais de Conceição da Barra, agregando valor e personalidade à produção da Associação.

“No primeiro semestre deste ano, as participantes concluíram o módulo de tingimento natural onde aprenderam a técnica de estamparia ecoprint. O processo, também chamado de estamparia botânica, inclui a preparação do tecido e a coleta de elementos na natureza para a produção de tintas naturais” – detalha Christianne.

Leia também:   Mário Júnior media palestra de representante da Previdência Social em Fortaleza

 

Ritual de criação de infusões

 

“As cores resultantes desse ritual de criação de infusões com cascas de árvores nativas, raízes de açafrão da terra e folhas de eucalipto, mangueira e aroeira trouxeram beleza singular para os tecidos, pois o efeito de aplicação dos pigmentos naturais nas peças é sempre único. O módulo também incluiu aulas de tingimento com foco na elaboração de corantes e mordentes e oficinas de criação e confecção de stencil” – frisa a presidente da Associação Artbarra, Christianne Teixeira.

“Ainda durante o primeiro semestre, de 13 a 24 de abril, as participantes tiveram a oportunidade de colocar o aprendizado em prática e criar experimentos têxteis tingindo tecidos, criando stencil e aplicando técnicas de shibori, que consiste em elaborar padrões através de dobraduras e resistências nos tecidos”, afirma Christianne.

A presidente lembra que as oficinas de experimentação continuaram acontecendo durante todo o mês de junho. E que a oficina de block print (carimbos) está prevista para acontecer ainda neste mês. “A partir daí, as participantes irão se debruçar na criação das peças da Coleção Aos 4 Ventos, na qual deverão ser utilizadas as técnicas aprendidas durante todo o Projeto para a produção peças de moda praia, decoração e utilitários”.

Leia também:   Mulher de 39 anos é esfaqueada pelo ex-companheiro em Conceição da Barra

A previsão da Artbarra de encerramento e apresentação pública dos resultados é para o início do mês de setembro.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here