Cerca de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e psicólogos da rede municipal de saúde participaram nesta semana de treinamento sobre Tratamento do Tabagismo. As equipes atuam no setor de Estratégias de Saúde da Família (ESF). A formação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme detalha a Secretaria de Comunicação, o curso, com duração de 8 horas, consiste de uma série de palestras abordando diversos aspectos clínicos do tabagismo, com temas como Bases para abordagem do tratamento do fumante, Apoio medicamentoso e Entendendo o tabagismo como dependência.

“O objetivo da capacitação é disponibilizar o atendimento ao fumante em todas as unidades de saúde como parte da Política Nacional de Controle ao Tabagismo. Atualmente, nos 26 estados e no Distrito Federal, as Secretarias Estaduais de Saúde possuem coordenações do Programa de Controle do Tabagismo que, por sua vez, descentralizam as ações para os municípios através das prefeituras, atuando de forma integrada” – detalha a Secom municipal.

O treinamento sobre tratamento do tabagismo teve a participação de cerca de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e psicólogos da rede municipal de saúde.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

 

PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS

“O tratamento do tabagista apresenta resultados mais rápidos e duradouros quando é realizado de forma multidisciplinar, e isso requer a criação de Grupos com profissionais de várias especialidades” – relata a dentista do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Andressa de Souza Calente Morais.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

Sobre a importância do Programa, ela acrescenta que, colocando na “ponta do lápis”, os impostos que incidem sobre o tabaco não são suficientes para cobrir os custos das comorbidades causadas pelo tabagismo. “Por isso, é preciso combatê-lo de forma permanente”, reforça.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here