Após identificar o responsável pelo caminhão flagrado despejando esgoto em uma via de Guriri, a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de São Mateus emitiu uma multa no valor aproximado de R$ 4.500, segundo relata o secretário Ricardo Cassa Louzada.

“Ele foi até a Secretaria onde foi realizado um auto de infração. A multa ficou em torno de R$ 4.500 pela contaminação do solo. O nosso código ambiental está um pouco defasado, então a gente não consegue atingir multas muito altas. A atividade de caminhão limpa fossa é licenciada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), ou seja, é uma fiscalização que cabe ao Iema, mas por ter sido lançado em solo a gente pode multar por essa contaminação do solo. Vamos encaminhar para o Ministério Público a denúncia por crime ambiental” – detalha o secretário.

Uma moradora de Guriri enviou o vídeo para a Reportagem no final de semana denunciando o caso. Ela, que pediu para o nome não ser divulgado, disse que considerou a situação um absurdo e cobrou providências dos órgãos ambientais.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

Segundo Ricardo, ele também recebeu o vídeo, “de umas quatro fontes diferentes”, denunciando o caso e que as equipes de fiscalização já haviam sido alertadas para fazerem a notificação do responsável. Ele frisou ainda que já tinha conhecimento de que o crime ambiental estava ocorrendo, no entanto ainda não havia sido flagrado. “Agora temos o vídeo para provar”, detalhou.

Foto: DIvulgação

Ainda de acordo com Ricardo, a lei municipal de crimes ambientais está sendo atualizada, já em processo de revisão. “Na época em que foi feita, vários tipos de crime não tinham sido previstos com detalhamento. Isso acaba tendo um enquadramento generalizado. A ideia de fazer a revisão não é aumentar os valores e sim detalhar mais para que outros tipos de crime possam ser previstos” – frisa.

 

RESPONSÁVEL

A Reportagem entrou em contato pelo telefone que aparece no caminhão, no entanto, as ligações não foram atendidas. Até o fechamento dessa matéria, também não houve retorno das ligações e das mensagens enviadas por aplicativo. O espaço está disponível para a manifestação do responsável pelo caminhão limpa fossa.

Leia também:   Lojas e supermercados fechados no Dia do Trabalhador em São Mateus

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here