As delegacias da Polícia Federal de Vitória da Conquista (BA), São Mateus (ES) e do Amazonas deflagraram na manhã desta quarta-feira (18) uma operação voltada ao combate da prática ilegal de Medicina, falsificação de diploma de curso superior emitido por universidade estrangeira, bem como a transferência externa para universidades brasileiras, mediante apresentação de currículo falso.

A Assessoria de Comunicação da Polícia Federal relata que na cidade de Jitaúna (BA) “cinco falsos médicos foram descobertos trabalhando no hospital municipal e fugiram para outras cidades dos Estados do Espírito Santo e Amazonas”. Na data hoje, foram cumpridos 02 mandados de prisão preventiva, um deles em São Mateus, e um mandado de busca.

De acordo com a Polícia Federal, o alvo do mandado de prisão em São Mateus matriculou-se em uma faculdade de Medicina na Bolívia onde estudou por um semestre. “Solicitou transferência para uma faculdade brasileira e adulterou os registros para que computassem ao invés de seis meses, quatro anos de estudo. “Concluiu” os estudos e “formou-se” então médico. Vê-se que a faculdade brasileira foi vítima da ação do falso médico” – sustenta.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

A PF afirma que no Espírito Santo, o homem foi contratado por diversas prefeituras do norte capixaba e também pelo Governo do Estado e, em salários nos últimos 03 (três) anos, auferiu aproximadamente R$ 850.000,00.

“Paralelamente, passou a recrutar estudantes e repetia o processo. Os enviava para estudarem por seis meses e falsificava a documentação quando da transferência para que o tempo de curso fosse abreviado. Pelos serviços de falsificação, cobrava entre 20 e 40 mil reais” – acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here