O 13º Batalhão da Polícia Militar inicia na segunda-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, a Operação Harpócrates, que consiste na intensificação da fiscalização de trânsito. De acordo com o major Antônio Ednis Bergamin Júnior, o foco será em motos barulhentas e a operação será feita por tempo indeterminado. Ele detalha ainda que a ação ocorre também nas áreas das demais unidades do 2º Comando de Polícia Ostensiva Regional, no norte do Estado.
“Vamos intensificar a fiscalização de trânsito voltada para a questão da perturbação do sossego. Dando ênfase a essas motos, motocicletas, que estão sem os seus silenciosos, escapamentos defeituosos ou inadequados, ou então aquele famoso kadron [escapamento que provoca barulho perturbador e que é proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito]” – detalha o major, explicando que o nome da operação é uma referência ao deus do silêncio na mitologia grega.
Conforme o oficial, em São Mateus foi firmado um acordo entre o Ministério Público e a Polícia Militar para fiscalizar os veículos irregulares no Município. “Então, a gente vai tomar todas as providências cabíveis. Que as pessoas se adequem para não serem pegas de surpresa” – sustenta.

Foto: TC Digital
O major ressalta que “a população tem reclamado muito, dizendo que está insuportável o barulho dessas motos na rua”. Ele frisa que a maioria das reclamações estão relacionadas a veículos que atuam com delivery.
Sendo assim, alerta que trabalhadores que utilizam o veículo com equipamentos irregulares devem se adequar “porque caso sejam flagrados, terão a moto retida e encaminhada para o pátio credenciado do Detran, além de receber multas”.
Diante deste cenário, o oficial adianta que o alerta está sendo feito com antecedência “para que os condutores se adequam às normas de Trânsito”. E destaca que a apreensão do veículo influencia diretamente na renda das famílias.
MULTA
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, escapamento, seja ele esportivo ou original, que não reduza os ruídos nem filtre os gases poluentes originados do motor, estará sujeito a uma multa de natureza grave. O condutor será multado em R$ 195,23 e ainda perderá cinco pontos na CNH. Além disso, o veículo será retido até que o dono faça a regularização da peça.
OUTRAS INFRAÇÕES
O major Bergamin destaca que a Polícia Militar já realiza frequentes blitzem em São Mateus. A partir de segunda-feira, as ações serão intensificadas principalmente em relação às motos. No entanto, frisa que a fiscalização estará atenta a outras infrações de trânsito.
LEI SECA
“Se beber não dirija”. O major Bergamin ainda fez um alerta aos motoristas que participam da ExpoSama 2023 em relação à mistura de consumo de álcool com a direção. “Não é porque é festa que os militares vão deixar de autuar”.
O oficial explica que nesta semana já foram feitos flagrantes neste sentido e que veículos foram retidos.
Foto do destaque: TC Digital