O público com idade a partir de 35 anos será vacinado nesta terça-feira com imunizantes Janssen, da fabricante Johnson & Johnson, em São Mateus. Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador relata que o Município recebeu 4.180 doses da vacina, o que permitirá acelerar a vacinação contra a covid-19. O imunizante é de aplicação em dose única.

A princípio, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) destinava as doses da Janssen exclusivamente para a Grande Vitória. Entretanto, ontem o secretário Nésio Fernandes declarou que a Sesa, a partir do fim de semana, enviou doses do imunizante também para os municípios das outras regiões, que estavam até então, aplicando doses da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.

Já Henrique Follador adianta que as doses da Janssen que chegaram ao Município serão aplicadas no mutirão desta terça-feira em diversos pontos de vacinação na cidade e na zona rural.

A imunização será em formato drive de thru na Catedral, no Bairro Boa Vista, de 8h às 13h. As ações do mutirão acontecem ainda nas unidades de saúde de Guriri, no Centro de Vivência Amélia Boroto, e na Região dos Quilômetros.

Leia também:   Aumento na procura faz preço do arroz subir em São Mateus

Com a chegada de mais doses, a Prefeitura elabora novos cronogramas de vacinação, segundo Follador. Para receber a vacina, a pessoa deve apresentar um documento com foto, Cartão de Vacinação, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF.

 

AVANÇO NA VACINAÇÃO

Henrique Follador destaca que o público com idade entre 35 e 39 anos –com exceção dos integrantes de grupos prioritários dessa faixa etária já imunizadas, como profissionais da saúde, da segurança e professores– está estimado em São Mateus em 3.900 pessoas.

“Com certeza vamos dar uma acelerada [na vacinação] porque depois dessa etapa vamos avançar à faixa etária de 30 a 34 anos” – ressalta o secretário.
“Vamos alcançar um público específico com essas doses, uma aceleração no processo de imunização decorrente à aplicação em única dose”, complementa.

Com exceção da Janssen, as outras três vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil necessitam de duas doses. Entretanto, o secretário estadual da Saúde Nésio Fernandes afirma que todos os imunizantes são cientificamente aprovados, não tendo necessidade da população escolher qual vacina a receber.

Leia também:   Moradores pedem solução para conter vazamento de água no Bairro Carapina

 

CRONOGRAMA DO MUTIRÃO DE VACINAÇÃO EM SÃO MATEUS

TERÇA-FEIRA

Estacionamento da Catedral
Horário: 8h às 13h (drive-thru)

Centro de Vivência Amélia Boroto
Horário: 17h às 20h

Unidades Básicas de Saúde de Guriri (norte e sul)
Horário: 17h às 20h

Centro de Vivência do Idoso em Guriri
Horário: 8h às 14h

Paróquia São Daniel Comboni em Guriri
Horário: 8h às 14h

Unidade Básica de Saúde do Km 23
Horário: 8h às 12h

Unidade Básica de Saúde do Km 29
Horário: 8h às 12h

Unidade Básica de Saúde do Km 35
Horário: 8h às 12h

Unidade Básica de Saúde de Nestor Gomes (Km 41)
Horário: 9h às 14h

__
Fonte: Secretaria de Comunicação de São Mateus

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here