Desfazer os abrigos, encaminhando as famílias de volta aos lares ou, quando isso não for possível, incluir esse público no aluguel social, é o objetivo da Prefeitura de São Mateus neste período pós-chuvas. A Secretaria de Comunicação desta que, aproveitando as condições de tempo estável, as ações são feitas através da Secretaria de Assistência Social “neste período de reconstrução do Município”.

Até esta quinta-feira (29), 103 pessoas ainda estavam vivendo nos abrigos disponibilizados pelo Município ou por entidades parceiras. Conforme a secretária interina de Assistência Social, Ana Alice Oliveira Sousa Santos, “os abrigos são uma garantia temporária, o que as pessoas realmente desejam é retorno ao lar, voltar a morar numa casa de verdade, é um direito delas”

 

COMUNIDADES ISOLADAS

Outro eixo de ação da Secretaria está sendo a ajuda humanitária às comunidades que estavam isoladas, na região do Nativo (Ferrugem, Gameleira, São Miguel e Ponta), Campo Grande e Uruçuquara.

“Com o apoio do Corpo de Bombeiros, um caminhão e equipes da Assistência Social deslocaram-se para aquela região, para realizar a entrega, principalmente, de cestas básicas. As equipes também apuram, junto às lideranças, as reais necessidades de cada localidade” – detalha a Secom municipal.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

Paralelamente, está sendo realizado um pente-fino no Bairro Eldorado, no Complexo Pedra D’Água, que tem por objetivo atender as pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção que não conseguiram ser atendidas no mutirão realizado há poucos dias.

Aproveitando as condições de tempo estável, as ações estão concentradas na reconstrução do Município.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

DOCUMENTOS

A Prefeitura destaca que uma parceria que a Defensoria Pública Estadual vem fazendo com os municípios, agora está acontecendo também em São Mateus. As pessoas que perderam certidões de Nascimento ou Casamento, podem recorrer à Assistência Social para receberem encaminhamento para obter uma segunda via gratuita do documento.

Quem teve o documento danificado ou que precisou abandonar a residência e deixou para trás o documento, deve procurar a Secretaria de Assistência Social ou o CRAS durante o horário de atendimento ao público das 8h às 17h.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here