No final da tarde deste domingo (10), foram coletados pequenos fragmentos de óleo na Praia do Surf, em Conceição da Barra. As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. De acordo com mensagem enviada à Rede TC, a Marinha do Brasil recolheu os resíduos e os encaminhou para análise. O Gabinete de Gestão de Crise afirmou que “ao todo foram coletados aproximadamente 600 gramas da substância que tem características semelhantes à que foi encontrada nos estados nordestinos”.

Ainda de acordo com a assessorai “a ação das autoridades foi uma resposta rápida às notícias divulgadas nas redes sociais sobre a presença de óleo, supostamente vindo do Nordeste, no litoral de Conceição da Barra”.

Segundo o secretário municipal de Meio ambiente, André Tebaldi, as praias tiveram que ficar temporariamente interditadas, sendo liberadas em seguida. “A interdição foi apenas pelo período necessário para realizar limpeza, evitando-se assim aglomeração de curiosos sem equipamentos de proteção individual”, afirmou.

A assessoria complementa que, na manhã desta segunda-feira (11), uma equipe de monitoramento percorre as praias para verificar eventual surgimento de novos fragmentos. “As pessoas que registrarem a presença da substância não devem tocá-la sem a devida proteção. O resíduo é tóxico e pode provocar ardência na pele, dor de cabeça, náusea, dificuldades na respiração e outros sintomas” – destaca a Prefeitura.

As informações sobre constatação de óleo em praias da região devem ser repassadas à Marinha do Brasil pelo telefone 185.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here