Nas eleições de outubro próximo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) prioriza reeleger o deputado federal Givaldo Vieira e eleger um deputado estadual. O anúncio foi dado pelo próprio Givaldo, que é presidente estadual da legenda, em agenda nesta terça-feira em São Mateus. O parlamentar participou de reuniões com agricultores na sub-sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na Vila de Nestor Gomes, com pescadores na Prefeitura e com lideranças políticas no auditório do Hotel Gêmeos. No início do dia, participou de reunião com representantes de uma associação de portadores de deficiência visual, em Jaguaré.
A reunião da tarde, com lideranças, foi convocada pelo presidente municipal do PCdoB, Eguinaldo de Andrade. À Rede TC, Givaldo ressaltou que o cenário para as eleições deste ano ficou confuso, desde que o governador Paulo Hartung anunciou a disposição de não buscar a reeleição. Nesta terça-feira, entretanto, com insistência da base aliada, o nome de Hartung voltou ao tabuleiro eleitoral. “Isso significa que o cenário não está desenhado”, disse Givaldo.
O presidente do PCdoB salientou que há uma inclinação do partido pelo alinhamento com a candidatura do ex-governador Renato Casagrande (PSB), entretanto ponderou que existem conversas com todas as lideranças. Ele explica que o PCdoB monitora a consolidação do cenário para que seja tomada uma posição.
A convenção da legenda comunista está marcada para 4 de agosto, às 10h, no Ifes Vitória. Givaldo salienta que o PCdoB “tem bons nomes” também como opção para concorrer a vice-governador e senador. Contudo salientou que a prioridade é a reeleição a deputado federal e eleger um deputado estadual, “que o partido não elege há 30 anos”.
No cenário nacional, o PCdoB segue com a presidenciável Manuela D’Ávila, “uma mulher de muita capacidade, forte nas redes sociais, impactante sobre a juventude e com bom projeto para o Brasil”. Contudo Givaldo pondera que é necessária uma unidade da esquerda, no campo popular, para o enfrentamento a possível candidatura de um projeto que seja continuidade do Governo Temer.
Emendas para São Mateus
Na agenda desta terça-feira (24) na Cidade, o deputado federal Givaldo Vieira esteve também com membros da Associação de Pescadores de Campo Grande. A reunião no início da tarde, na Prefeitura, foi para tratar de assuntos relacionados a emendas parlamentares para o Município de São Mateus.
Givaldo disse que uma emenda é para aquisição de uma ambulância semi-UTI e R$ 30 mil em equipamentos, destinados à Comunidade de Campo Grande. O deputado federal salientou que há, ainda, outra emenda, de ambulância semi-UTI, para uso do Município.