Para transformar o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) numa universidade federal independente, o presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, está conclamando à luta os colegas parlamentares, prefeitos, organizações sociais e população em geral.

“Esta é uma bandeira de todos nós, que temos que olhar para o futuro, para as próximas gerações. Precisamos lutar juntos por nossa universidade federal” – convoca o vereador, que abordou a questão em pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal na sessão desta semana.

Conforme destaca a Secretaria de Comunicação da Câmara, Paulo Fundão lembra que tramita no Congresso Nacional, desde 2005, um projeto de lei de autoria do então senador Gerson Camata que autoriza a criação da Universidade Federal de São Mateus.

“A proposta de Camata, um dos mais queridos ex-governadores capixabas, foi inclusive aprovada no Senado Federal, resultado de uma ampla articulação que envolveu ex-alunos, alunos, educadores e autoridades do norte capixaba. Aquela iniciativa pioneira está agora para votação na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados” – afirma o Legislativo Municipal.

Leia também:   Anunciada a conclusão de praça no Bairro Boa Vista

 

SURPRESA

Surpreendido com o anúncio do ministro da Educação Milton Ribeiro de criação, em Alegre, da segunda universidade federal no Espírito Santo, Paulo Fundão entende que a decisão foi tomada “por intervenção oportunista” de políticos próximos do presidente da República. “Estão tentando levar para o sul do Estado aquilo que é de direito do povo mateense e de toda a região norte capixaba”, alerta o vereador.

“Inseriu o campus de Alegre, em vez de São Mateus, porque lá é a base política dele. Só que ele está cometendo uma grande injustiça: não é de agora que São Mateus tem lutado para que possa transformar o Ceunes numa universidade federal” – afirmou o presidente da Câmara de São Mateus.

“Nesse pleito, quando estive em Brasília por dois anos, eu mesmo fui a três reuniões no Ministério da Educação, acompanhado pelo diretor da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), José Fernandes Magnago de Jesus, de inúmeros deputados do leste de Minas Gerais e do sul da Bahia. Lá não conseguimos avançar muito, mas a luta não parou” – ressalta Paulo Fundão, ilustrando o clamor regional pela emancipação do Ceunes.

Leia também:   Prefeitura busca eliminar lixão irregular no acesso ao Bairro Cohab

 

Presidente da Câmara defende audiência com os 13 parlamentares da bancada federal capixaba

 

São Mateus – O presidente da Câmara Municipal reforça a importância de se fazer uma nova mobilização pela criação da Universidade Federal de São Mateus. Para esse amplo debate, em audiência pública com convite aos 13 integrantes da bancada federal capixaba, Paulo Fundão quer a participação de todos os vereadores na articulação das autoridades e da sociedade regional, “para não deixarmos acontecer esse absurdo”.

O vereador observa que o debate pela emancipação do campus de Alegre é recente, de 2015. “Enquanto São Mateus tem lutado há mais de 30 anos, agora o beneficiado será o campus de Alegre: um absurdo” – reitera Paulo Fundão.

Ele salienta que a criação da Universidade Federal de São Mateus pode favorecer a instalação do Curso de Medicina, “certamente com impactos muito positivos e necessários à rede pública de saúde no carente norte capixaba”.

“É preciso alertar ao ministro da Educação. Precisamos alertar também o Presidente Bolsonaro, que esteve em São Mateus e naquele dia foi mencionada a universidade federal aqui, no norte do Estado. E para a nossa surpresa, num oportunismo político, inseriram o campus de Alegre, e não o de São Mateus, para se transformar numa universidade federal” – conclui Paulo Fundão.

Leia também:   Moradores pedem solução para conter vazamento de água no Bairro Carapina

 

CARLINHO SIMIÃO

Em aparte, o vereador Carlinho Simião reforçou a convocação lançada pelo presidente Paulo Fundão. Ele comentou que, durante a estada do presidente Jair Bolsonaro em São Mateus, havia ficado muito feliz com o anúncio, naquela ocasião, que o norte capixaba, enfim, teria a sua universidade federal.

Carlinho conclamou cada vereador a acionar deputados que tenham acesso para reforçar a luta pela universidade federal autônoma em São Mateus. “Vamos fazer um trabalho de buscar a todos”, disse.

 

Foto do destaque: Secom-CMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here