Os bispos do Espírito Santo e de Minas Gerais, que estão em visita Ad Limina Apostolorum no Vaticano desde segunda-feira (17), se encontraram com o Papa Francisco nesta quinta-feira (20).

Aos bispos, o Papa Francisco chamou a atenção para a terceira Guerra Mundial, que segundo o pontífice, ela acontece em pedaços porque está em várias partes do mundo, o que exige dos discípulos de Cristo um esforço para trabalhar pela paz.

Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus, também integrou a comitiva dos regionais Leste 2 e Leste 3 da CNBB. O bispo da diocese de São João Del-Rei, em Minas Gerais, dom José Eudes Campos Nascimento destacou o encontro como “momento marcante”.

“Toca realmente no meu coração, na minha vida, todo seu exemplo de verdadeiro pastor. Eu creio que para nós, bispos, seja uma grande lição para o nosso dia a dia, o grande esforço de vivermos o exemplo, o testemunho que o Papa Francisco deixa para todos nós. Digo não só a nós bispos, mas a todos os leigos, leigas e sacerdotes. O Papa muito nos ensina” – enfatizou dom José Eudes. A visita aconteceu no dia em ele que comemorou dez anos de ordenação episcopal.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

PRESENTES

Os bispos aproveitaram o momento com o Papa e entregaram presentes, como uma férula –insígnia papal em forma de bastão alto encimado pela cruz–, além de um relatório pastoral das arquidioceses, enviado meses antes.

O documento abrange as questões administrativas, o ministério do arcebispo, o funcionamento da Cúria Diocesana, a vida dos sacerdotes, a situação dos seminários e das vocações, congregações religiosas, as celebrações litúrgicas, os ministérios leigos, a catequese, as escolas católicas, as pastorais e movimentos, as relações ecumênicas, a presença da Igreja nos meios de comunicação e o relacionamento com o poder público, entre outras questões.

“Retornando para o Brasil, trago muitas inquietações no coração a partir, sobretudo, deste encontro com o Papa. Mas também muitas esperanças, muitos projetos para conversar, discutir com as pessoas da minha diocese para levarmos a missão de Jesus Cristo adiante com a proclamação da Palavra, do Evangelho, que é sempre Evangelho de alegria, de esperança e de paz, sobretudo nesta hora de polarizações e de tanta intolerância que nós vivemos em nosso mundo” – comentou o bispo da diocese de Janaúba, dom Roberto José da Silva.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

Bispos participam de missa nesta sexta na Basílica de São Paulo

Os bispos de do Espírito Santo e de Minas Gerais, das regionais Leste 3 e Leste 2, respectivamente, participam de uma celebração eucarística na Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, às 19h (horário de Brasília) desta sexta-feira (21).

A visita Ad Limina Aspotolorum acontece até o dia 26 de outubro e reúne uma comitiva formada por 28 bispos de Minas Gerais e 4 do Espírito Santo. Também conta com a presença de Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Goiás.

A agenda teve início na segunda-feira (17) com Santa Missa pela manhã, finalizando com comissão para a proteção dos menores, no início da tarde no Dicastério para o clero.

Um dos pontos altos da visita Ad Limina Apostolorum, na terça-feira (18), os bispos celebraram a Santa Missa na Basílica Patriarcal de São Pedro, em Roma. Com a celebração presidida por Dom José Carlos Souza Campos, bispo de Divinópolis, junto ao altar do túmulo do apostolo, os sucessores de Pedro renovaram a profissão de fé e fizeram preces por suas comunidades no Brasil.

Leia também:   Time da Aroeira vence torneio no Bairro Porto

Na quarta-feira (19) participaram da Missa na Basílica Papal de San Giovani in Laterano, além do pontifício conselho para a promoção da nova evangelização e dicastério para a educação católica.

Nesta quinta-feira (20), além do encontro com o Papa Francisco no Vaticano, os bispos também participaram da pontifícia comissão para a América Latina e visitaram a embaixada Brasil Santa Sé.

Após as atividades desta sexta-feira, os próximos compromissos dos bispos no Vaticano reiniciam na segunda-feira (24) com retiro durante toda a manhã e início da tarde.

O retorno ao Brasil está programado para a próxima quinta-feira (27).

 

Foto de destaque: Vatican News/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here