Por

Wellington Prado

Repórter

 

A pandemia do novo coronavírus causou um grande impacto na saúde das pessoas, inclusive na mental. Quem constata é o neurologista mateense Gustavo de Andrade Gomes.

“O medo, a insegurança e a limitação no convívio social causaram um aumento significativo dos transtornos da saúde mental, com destaque para os transtornos de ansiedade, depressão e insônia” – avalia o neurologista, nascido em Governador Valadares (MG), mas que reside há 28 anos em São Mateus.

Ele destaca ainda as dores de cabeça, sintomas frequentes nas pessoas diagnosticadas com covid-19. “O sintoma costuma aparecer desde o início da doença e em muitos casos essas dores persistiram até os seis meses pós-covid. Outros pacientes que já tinham enxaqueca, apresentaram piora após a covid” – sustenta.

Queixas como falta de memória, falta de atenção ou “estar com a mente lenta”, passaram a ser muito frequentes nos pacientes pós-covid, de acordo com o médico. “Houve um aumento no número de AVC [Acidente Vascular Cerebral] nos casos mais graves de covid-19, inclusive em pacientes mais jovens”, salienta.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

Para o médico Gustavo, além das medidas de prevenção já preconizadas na pandemia pela Organização Mundial de Saúde como o uso de máscaras, higiene das mãos e distância segura de outras pessoas, é preciso ainda praticar exercícios físicos regulares, além de manter uma alimentação saudável, diminuir o consumo de bebidas alcóolicas e reduzir o consumo de açúcar.

 

Foto da arte: Tânia Rêgo-ABr/Divulgação

“Adotar rotinas e condições para possibilitar uma melhor qualidade e duração do sono, evitar o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos e sempre que possível estar em contato com natureza” – acrescenta.

 

ACOLHIMENTO

O médico Gustavo de Andrade Gomes destaca ainda o acolhimento que ele teve em São Mateus: “Desde que cheguei, senti-me acolhido e abraçado por essa linda e próspera cidade. Sempre me considerei mateense e esse orgulho aumentou ainda mais em setembro de 2018, quando recebi o título de cidadão mateense. Aqui sou feliz. Por essa terra sou grato. E como diz o lema: trabalhar o presente, construir o futuro”.

A clínica do neurologista, a Neuroclin, fica localizada na Rua Coronel Constantino Cunha, 2.047, Centro. Os telefones para contato são: 3763-3130 e 9.9997.1598.

Leia também:   Fake news prejudica vacinação contra a dengue no ES, afirma subsecretário estadual da Saúde

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here