Com o calorão, é natural que as pessoas busquem alternativas para se refrescar. Banhos de mangueira ou em piscinas infláveis, por exemplo, se tornam mais frequentes, o que torna maior o consumo de água. Em São Mateus, as altas temperaturas já provoca esse aumento de consumo, fato que foi observado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O diretor-geral da autarquia, René Michel Kherlakian, relatou que não é possível calcular a percentagem desse aumento, mas observa um acréscimo na demanda da distribuição da água.

“O Saae distribui água em algumas comunidades a cada 8 ou 9 dias. Agora, o abastecimento está sendo realizado no intervalo de seis dias, porque as pessoas já solicitam neste tempo avisando que já está quase acabando a água. Então, é por aí que a gente nota que o consumo tem aumentado” – explica.

De acordo com René, mesmo com a estiagem, ainda não possível observar salinização no ponto de captação de água do Saae no Rio Cricaré, na altura do Bairro Porto. Ele ressalta que o ppm (partícula por milhão) de sal na água na captação está em média em 32 ppm. Ele frisa que até 250 ppm a água é considerada potável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia também:   São Mateus regulamentará a política de educação especial, afirma Prefeitura

“Por enquanto está tudo normal. O que a gente tem visto é que, com o calor, a população tende a consumir mais água. A nossa orientação é que o pessoal consuma com cuidado e não exagere porque se tiver exagero vai acabar faltando para alguém. Mas por enquanto não está faltando” – frisa.

Ele detalha que o Saae está usando poços artesianos, mas que a maioria ainda não foi acionada. De acordo com René, o Saae tem realizado a manutenção desses poços profundos e, caso exista necessidade, eles estarão preparados para entrar em operação.

Foto do destaque: TC Digital

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Abastecimento regular? No Residencial Solar São Mateus o abastecimento é muito precário, quase inexistente, há meses. E nenhuma providência é tomada, mas a conta com valores absurdos sempre chega!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here