“O planeta está pedindo socorro”. A afirmação é da mateense, técnica de enfermagem aposentada, Cléria Nascimento, de 76 anos. Ela é moradora do Bairro Boa Vista e atribui o calorão que se “instalou” em São Mateus, antes mesmo do Verão começar, à forma que lidamos com o meio ambiente.

Cléria Nascimento atribui o calorão à forma com que os seres humanos lidam com o meio ambiente.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

“Nós, seres humanos, estamos acabando com tudo. Acabamos com o meio ambiente, jogamos lixo na rua. Quando fazemos reciclagem, pedimos para as pessoas juntarem o lixo, mas elas não juntam. Outra coisa erradíssima que nós estamos fazendo é achar que os governantes são os únicos responsáveis. O carro da limpeza passa agora, em cinco minutos tem um monte de lixo no meio da rua e ainda tem os que colocam fogo. Então, tudo isso contribui para aumentar o calor. Nunca vimos a Amazônia sem água, agora está secando. E no Sul, muita chuva, muita água. É muito sério. O planeta está pedindo socorro” – reforça, em tom de desabafo.

Cléria ressalta que para enfrentar os dias mais quentes tem cuidado da hidratação seguindo as orientações médicas, além de evitar sair de casa nos horários em que o calor fica mais intenso. As atividades físicas ela realiza nos momentos mais frescos do dia. A mateense destaca ainda que a alimentação fica mais leve no período.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas
Andressa Ferrugine aproveita o horário de almoço para se refrescar tomando sorvete.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Outra mateense, Andressa Ferrugini, de 31 anos, afirma que está muito difícil lidar com tanto calor. “Estou bebendo muita água, hidratando mais. Está muito quente. Só hidratando mesmo. Antes, a gente ficava ao Sol mais tempo, agora, cinco minutos e ninguém aguenta mais” – frisa a moradora do Bairro Boa Vista e que trabalha como operadora de caixa no Centro.

 

“Tive que comprar um ar-condicionado”

 

A busca para amenizar o calorão são as mais diversas: desde tomar um sorvete no meio do dia, ir à praia, aumentar a quantidade de banhos, tomar um chopp após o trabalho e, porque não, comprar um ar condicionado.

Comprar um ar-condicionado foi a alternativa da vendedora Pâmela Vitória para enfrentar o calor.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Investir no eletrodoméstico foi a solução encontrada pela vendedora Pâmela Vitória, de 25 anos, moradora de Guriri. “Tive que comprar um ar-condicionado. Foi extremamente necessário e um ótimo investimento para diminuir um pouco o calor. Nunca tinha sentido tanto calor em São Mateus, mas é claro que estou bebendo muita água e muito líquido” – enfatiza.

 

Venda de água de coco aumentou 30%, diz ambulante

 

Para amenizar um pouco o calorão, as pessoas também recorrem à famosa água de coco. Para Moisés da Silva Ribeiro, de 55 anos, está sendo muito positivo esse aumento nas temperaturas.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

Ele é morador do Bairro Aviação e trabalha junto com a esposa com o produto no centro de São Mateus. Moisés avalia que nas duas últimas semanas deste mês de novembro as vendas aumentaram cerca de 30%.

Moisés da Silva Ribeiro observou aumento nas vendas de água de coco nos últimos dias.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Sobre os cuidados nessas altas temperaturas, acredita que o principal é tomar bastante líquido. “Tomo muita água e uso protetor solar sempre. Procuro uma alimentação mais saudável e leve. Nunca tinha sentido esse calorão aqui em São Mateus, ele é atípico, né? A gente imagina que a temperatura em dezembro, janeiro, até fevereiro, seja mais alta. Acredito que a tendência é ficar pior com o passar dos dias” – observa.

 

Calorão deve dar trégua neste sábado, mas temperaturas voltam a aumentar a partir de domingo

As temperaturas em São Mateus nesta semana oscilaram entre mínima de 21,6ºC e máxima de 33,5ºC conforme dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalada no Bairro Litorâneo. No entanto, há relatos de que a temperatura no Centro passe dos 35ºC. A sensação térmica, em alguns momentos, chega aos 40ºC.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

No entanto, segundo a previsão da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), neste sábado o calorão deve dar uma trégua devido a passagem de uma frente fria pelo oceano. O dia tem aumento de nuvens e diminuição do calor por todas as regiões capixabas. São esperadas chuvas esparsas pela manhã por todo o litoral. As temperaturas devem variar entre mínima de 24ºC e máxima de 28ºC.

Porém, a partir de domingo o calor deve retornar. A previsão é de céu parcialmente nublado e sem chuva em São Mateus. Segundo o Incaper são esperadas chuvas passageiras pela manhã somente entre a Grande Vitória e o litoral sul do Estado.

Na segunda-feira (27), as temperaturas devem subir um pouco mais em São Mateus chegando aos 32ºC. Chuva fraca e passageira é esperada apenas no início do dia.

De acordo com o Incaper, a tendência para terça-feira (28) é de previsão de chuva passageira, mas o Sol predomina nos demais horários. As temperaturas diurna e da madrugada aumentam mais. E na quarta-feira (29), Sol entre algumas nuvens e vento acelerando no litoral com moderada intensidade.

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here