O mais recente movimento neste processo de emancipação do Ceunes foi a publicação, no dia 26 de outubro, do parecer da deputada Angela Amin, de Santa Catarina, na Comissão de Educação da Câmara Federal.

Relatora do Projeto de Lei 5.353/2005, Amin posiciona-se contrária ao projeto do saudoso senador Gerson Camata que autoriza de criação da Universidade Federal de São Mateus, ressaltando, porém, “que a rejeição não se deu em razão de ausência de mérito da iniciativa, mas pelo reconhecimento de que a via mais adequada para a apresentação da proposta é a da Indicação ao Poder Executivo”.

“De fato, é imperativo considerar que o pleito pela emancipação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, campus fora de sede da Universidade Federal do Espírito Santo, alçando-o à categoria de universidade federal, é bastante antigo e constitui demanda recorrente da população do norte do Estado do Espírito Santo” – registra o parecer da deputada federal. “O mérito da iniciativa é inquestionável”.

Leia também:   Adufes fará assembleias nesta semana para discutir proposta do Governo Federal

 

POTENCIAL DO CEUNES

Conforme o parecer da deputada Angela Amin, o Ceunes conta atualmente com cerca de 3.600 alunos, 201 docentes e 115 servidores técnico-administrativos, distribuídos em 17 cursos de graduação (Agronomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Matemática, Matemática Industrial e as Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química e Educação no Campo e Pedagogia).

Conta ainda com quatro cursos de mestrado (Agricultura Tropical, Biodiversidade Tropical, Energia e Ensino na Educação Básica) e um curso de especialização em Ensino na Educação Básica.

“Os cursos do Ceunes vêm se destacando nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, com notas superiores à maioria dos cursos de outras universidades mais antigas e também em relação aos cursos dos demais campi da Ufes, o que denota o potencial da instituição” – complementa a deputada relatora.

“São muitas e legítimas as razões que levam à criação da Universidade Federal de São Mateus, cabendo ainda ressaltar o fato de o Espírito Santo ser o único estado das regiões Sul e Sudeste que possui apenas uma universidade federal. Em Minas Gerais, há doze universidades federais; no Rio Grande do Sul, seis; no Rio de Janeiro, quatro; no Paraná e em São Paulo, três em cada ente; e em Santa Catarina, duas universidades federais” – acrescenta a deputada Angela Amin, no parecer à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Leia também:   Professores do Ceunes realizam ato de greve em São Mateus nesta quinta-feira

 

Foto do destaque: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here