Umidade e temperaturas elevadas são propícios para a proliferação de fungos nos alimentos. A afirmação é da nutricionista Laura Pessanha Bahiense, preceptora no curso de Nutrição da Multivix. “É preciso manter o local de armazenamento dos alimentos limpo e arejado. Alimentos que ficam em despensas, por exemplo, não devem ficar encostados nas paredes e devem ser guardados após serem limpos, quando lavados, é preciso secar antes de armazenar” – orienta.

De acordo com Laura, naturalmente, todos os alimentos passam por um processo de degradação. “Em períodos chuvosos, como os que estamos passando, os ambientes ficam mais úmidos e consequentemente com facilidade maior no desenvolvimento dos fungos” – afirma.

“Nesses dias mais chuvosos as pessoas tendem a deixar as cassas mais fechadas. Automaticamente, os locais onde os alimentos são armazenados também ficam na temperatura apropriada para os fungos, que é justamente o ambiente propício para a proliferação deles nos alimentos” – reforça.

“Os fungos se proliferam dos poros e quando encontram condições favoráveis, eles produzem colônias. Quando os fungos se tornam visíveis na parte externa dos alimentos já estão bem desenvolvidos no interior do alimento” – complementa.

A nutricionista Laura Pessanha Bahiense supervisiona os estudantes de Nutrição da Multivix em São Mateus.
Foto: Divulgação

 

VALIDADE

Laura destaca ainda a importância da atenção aos prazos de validade dos alimentos. “O produto fechado tem validade diferente da validade do produto após aberto. Alimentos que já estão abertos exigem cuidado dobrado com a validade. Alguns são necessários colocar na geladeira. Enlatados, por exemplo, o cuidado tem que vir desde o supermercado. O ideal é não comprar produtos que estejam em embalagens amassadas ou danificadas de algum modo. Após aberto, caso não consumido de uma vez, deve ser fechado e de preferência congelado. Neste caso a validade é maior” – detalha.

Para a nutricionista, a adesão ao uso de álcool para a higienização dos alimentos que ocorreu em grande escala durante a pandemia do novo coronavírus deve ser mantida. “É um hábito para que se mantenha por todo o tempo” – frisa.

 

Temperatura também interfere na conservação de alimentos

 

Além da umidade, limpeza e armazenamento adequado, outro fator que interfere diretamente na conservação dos alimentos de acordo com Laura é a temperatura. “Um bom exemplo é o ovo. Ele não deve ser armazenado na geladeira por ter uma alteração grande de temperatura. Então, para mantermos os ovos em condições apropriadas para consumo por mais tempo, devemos armazena-los na prateleira e fora da caixa de papelão. Tirar da embalagem que foi feita para o transporte dos ovos é muito importante” – enfatiza.

 

PERFIL

Laura detalha que o profissional nutricionista atua em diversas áreas, como hospitalar, merenda escolar, unidade de saúde, indústria alimentícia, docência, clínica, sempre atuando como agente de promoção da qualidade de vida com hábitos alimentares saudáveis que estão diretamente ligados ao aparecimento de doenças não transmissíveis como diabetes, colesterol elevado, que são os mais comuns.

Uma das áreas de atuação do profissional de nutrição é a merenda escolar.
Foto: ABr/Divulgação

“Estamos sempre trabalhando para essa promoção. Obviamente que em alguns casos como hospitalar e clinica a gente trabalha também a questão da recuperação da saúde. O nutricionista tem um leque de atuação muito grande nessa área” – destaca a profissional.

 

MULTIVIX

Laura explica que a Multivix de São Mateus possui uma clínica-escola onde são realizados atendimentos gratuitos para a população. A clínica conta com quatro consultórios onde os alunos fazem atendimentos supervisionadas por uma nutricionista preceptora. Ela frisa que supervisiona os alunos junto com a coordenadora do curso, Valéria Prando.

E destaca ainda o estágio de nutrição social que é realizado com parcerias no Município. “Fizemos parceria com a Secretaria Municipal de Educação levando atividades lúdicas a alguns Ceim’s.  No segundo semestre, as atividades foram desenvolvidas nas escolas municipais e em projetos sociais como o Araçá e o Projeto Elo. É gratificante passar a nutrição de uma forma lúdica, mais dinâmica, de modo a promover a alimentação saudável e a prevenção de doenças. Foi o segundo ano desenvolvendo essas atividades e esperamos que continue em 2023” – complementa.

 

Foto do destaque: ABr/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here