O mateense Bruno Pessanha Negris assumiu no dia 23 de junho a direção regional do Serviço Social do Comércio no Espírito Santo (Sesc-ES). Entre as ações da nova gestão, destaca, em entrevista exclusiva à Rede TC de Comunicações, o objetivo de interiorizar atividades de cultura, buscar a integração em ações com instituições como Senac, também ligado à Fecomércio, além de Sesi, Senai e Sebrae, entre outras entidades do Sistema S.

Auditor fiscal, Bruno Negris foi secretário estadual da Fazenda, diretor-presidente do Banestes e secretário da Fazenda nas prefeituras de Vitória e da Serra. Ele relata que recentemente, até fevereiro, estava em Brasília exercendo a função de secretário executivo do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), integrando a equipe do Ministério da Economia.

“Foi surpreendente e satisfatório o convite para poder assumir essa função de direção regional do Sesc. Na verdade, faz parte de um conjunto de dirigentes que mudou na Fecomércio-ES, neste caso, quando foi eleito o presidente Idalberto Luiz Moro, em substituição ao José Lino. Consequentemente vieram os convites para alterar os dirigentes do Sesc e também do diretor regional do Senac” – detalha o mateense.

Com as mudanças, Bruno Negris explica que foi feita uma espécie de “triunvirato”, juntamente com o novo superintendente da Fecomércio-ES, Dorval Uliana, além da diretoria com o presidente Idalberto Luiz Moro e o vice-presidente Luiz Coelho Coutinho.

“Missão desafiadora, mas estamos muito otimistas, com vontade de fazer um bom trabalho, com os propósitos que têm o Sesc para a sociedade capixaba” – destaca.

 

Identificando o que cada unidade tem a oferecer

 

Vitória – Bruno Negris detalha que a primeira ação como diretor regional do Sesc-ES é no sentido de conhecer a fundo o sistema, identificando o que cada unidade tem a oferecer para a sociedade.

Ele relata que a Fecomércio-ES tem atualmente 132 mil estabelecimentos comerciais vinculados, sendo a maioria de micro e pequenas empresas.

“O sistema responde por 76% dos empregos formais no Espírito Santo, ou seja, mais ou menos 683 mil. Responde também por 70% do PIB capixaba e, em termos de arrecadação de ICMS, se aproxima de quase 65%. Esse é o universo que compõe o Sistema Fecomércio, com o Sesc e o Senac” – reforça.

Bruno Negris: “Missão desafiadora, mas estamos bastante otimistas, com bastante vontade de fazer um bom trabalho, com os propósitos que tem o Sesc para com a sociedade capixaba”.
Foto: Divulgação

Diante disso, Bruno adianta que a nova gestão do Sesc, seguindo uma linha orientada pelo presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, fará “uma verdadeira integração das entidades do sistema S do Espírito Santo”.

O diretor regional adianta que o primeiro passo é trabalhar em sintonia com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), cujo novo diretor é Richardson Schmittel, depois, se aproximando do Sistema Findes e das entidades que a compõem.

 

Interiorização em ações de cultura

 

Vitória – Bruno Negris avalia que atualmente as ações de cultura do Sesc estão muito concentradas em Vitória, onde tem o Sesc Glória. “A gente quer interiorizar o aspecto da cultura”, adianta.

“Por exemplo, falando de São Mateus, temos um grande auditório dentro do nosso complexo no Sesc. Porque não levar a cultura que nós estamos oferecendo em Vitória também para o interior? Aí também estou pensando em todos: Linhares, Colatina, Cachoeiro, que têm auditórios muito similares que a gente pode estar oferecendo também”.

Dentro dessas ações, adianta que já está planejando o Circuito de Natal, com cantos, incluindo com tenor, também para determinadas unidades além de Vitória. Ele ressalta que a apresentação de Natal era realizada, até então, somente no Sesc Glória.

 

Área de educação

também fortalecida

Vitória – Novo diretor regional do Sesc-ES, Bruno Negris destaca que o Sesc-ES tem um trabalho de educação infantil muito importante nas séries iniciais do ensino fundamental, além de complexo de atendimento odontológico e ainda estrutura de turismo.

Um dos objetivos da nova gestão é fortalecer e aumentar a oferta na área de educação. “O nosso complexo em São Mateus oferece uma boa quantidade de vagas para a educação e queremos ampliar isso aumentando a nossa rede de convênios para que mais pessoas possam utilizar a nossa unidade”, adianta.

Dentro das inovações, Bruno Negris destaca levar para dentro das unidades cursos profissionalizantes do Senac, como por exemplo, de empreendedorismo do Sebrae, fazendo com que se crie um trabalho compartilhado evitando que as instituições trabalhem isoladamente. Além disso, quer levar para os estudantes disciplinas curriculares voltadas à formação profissional.

 

TURISMO

No turismo, Bruno Negris destaca que o Sesc tem três unidades de hotéis, com mais de 1.400 leitos. O objetivo é estimular que, principalmente os associados de todo o Estado, incluindo do interior, aproveitem a estrutura oferecida.

“Temos espaços para convenções e eventos. Estamos estruturados para receber e vamos potenciar isso cada vez mais e estimular as pessoas a utilizarem nossas unidades” – afirma.

Os hotéis estão localizados em Domingos Martins, Aracruz e Guarapari. Além disso, reforça as áreas de lazer que as unidades, além de São Mateus, possuem.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here