O 64º Mapa de Risco Covid-19, apresentado ontem pelo Governo do Estado, colocou São Mateus em risco baixo para a transmissão da covid-19 a partir de segunda-feira. O mapa tem validade até o dia 25.

Foram 18 semanas –ou 126 dias– em que São Mateus enfrentou medidas restritivas mais duras contra a covid-19 de acordo com a classificação no Mapa de Gestão de Risco do Espírito Santo. Neste período a classificação do Município oscilou entre risco extremo, alto e moderado. Somente em risco moderado, foram 11 semanas consecutivas.

A última semana em que São Mateus esteve classificado em risco baixo foi no período de 8 a 14 de março.

Com a mudança na classificação, diminuem as restrições para a atividade econômica. No entanto, as autoridades sanitárias alertam que a pandemia continua fazendo muitas vítimas e deixando um rastro de sofrimento, sendo obrigatório o uso de máscara em público, o distanciamento social e o uso frequente de álcool 70%, entre outras medidas.

Dos 78 municípios capixabas, 72 foram classificados em risco baixo e seis em moderado. Nenhum ficou em risco alto. No norte do Estado, Ecoporanga e Mantenópolis são os únicos em risco moderado.

Leia também:   Três morrem em acidente em Nova Venécia

“A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença” – explica a Secretaria Estadual da Saúde.

 

São Mateus diminui a quantidade de casos ativos

Mais 178 moradores de São Mateus foram classificados como curados da covid-19 nesta sexta-feira. Os dados são do Painel Covid-19 do Espírito Santo atualizados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Com isso, o Município acumula 12.297 diagnósticos de cura.

Como ontem foram confirmadas mais 14 pessoas infectadas pela doença, aumentando para 12.775 o acumulado de casos positivos desde o início da pandemia, a quantidade de casos ativos diminuiu nesta semana.

Na segunda-feira, por exemplo, eram 499 casos ativos –12.656 positivos, 264 mortes e 11.893 curados. Ontem, com os dados atualizados pela Sesa, São Mateus tinha 214 casos ativos da doença.

Leia também:   Homem é espancado em Braço do Rio

Durante a semana, de segunda a sexta-feira, foram registrados 119 casos positivos, mas em contrapartida, o Município registrou um aumento de 404 curados.

Outra boa notícia é que, desde terça-feira, ou seja, pelo quarto dia consecutivo, São Mateus não registra óbito pela covid-19. A última morte no Município ocorreu na segunda-feira (12), conforme dado do Painel Covid-19. Desde então, São Mateus mantem 264 mortes em decorrência da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here