Cantarolado até por crianças no encantado Vale do Cricaré, o clássico O luar de São Mateus está de volta à Festa da Cidade. A composição eternizada como o hino popular de São Mateus (veja o clip preparado pela Rede TC, com a canção na voz do saudoso Jorge Afonso) faz parte do CD comemorativo do centenário de nascimento do autor, o compositor mateense Joel Guilherme, que está sendo celebrado neste ano de 2018.

O lançamento do disco acontece nesta sexta-feira (21/09), às 19h, na Tenda Cultural montada na Expo Sama, com participação de músicos de Brasília e familiares do compositor homenageado, residentes nas capitais estadual e federal. Dos três filhos, Jodette Guilherme Amorim está confirmada na programação. Ela estará acompanhada da tia Margarida, de uma filha, uma prima e outros parentes.

A programação contará com três músicos, dois também intérpretes, e a cantora Dhi Ribeiro, que já gravou tema de novela e teve participação destacada no The Voice Brasil, compondo o time de Carlinhos Brown. Por questão de agenda, o cantor brasiliense Eduardo Rangel, intérprete desta nova versão de O luar de São Mateus, não poderá estar presente no lançamento do CD. Outra ausência a ser sentida também é a do cantor Zeca Baleiro, que gravou dois boleros de Joel Guilherme, mas, nesta sexta-feira de festa pela colonização do solo mateense, tem show agendado no interior de São Paulo

Leia também:   Equipe de São Mateus está na final do campeonato dos comerciários

Jodette adianta que apresentará fotos de momentos da vida do pai, além de incluir os registros das gravações em estúdios de Brasília e São Paulo e do lançamento do CD O luar de São Mateus na capital federal.

De acordo com Jodette, que atua como produtora no projeto, a organização do evento comemorativo nesta sexta-feira ficou por conta das secretarias de Cultura e de Turismo de São Mateus. Para ajudar nas despesas de lançamento do CD, a produtora cogita pedir uma contribuição dos interessados na obra musical. Ela salienta que quem ajudou na vaquinha virtual para execução do projeto foi contemplado automaticamente com uma cópia do disco.

Zeca Baleiro gravou dois boleros compostos por Joel Guilherme. -Foto: Divulgação

JOEL GUILHERME

Filho do médico Raimundo Guilherme da Silva Sobrinho e Fafana, Estefânia Guilherme da Silva (Dona Fafana) nasceu em São Mateus no dia 21 de julho de 1918. Aos 43 anos e já como funcionário de carreira do Banco do Brasil, seguiu para Brasília, a capital federal que estava sendo estruturada. Aos 67 anos, faleceu de câncer na bexiga, no dia 23 de outubro de 1985.

Leia também:   Polícia Militar detém foragido e apreende submetralhadora em São Mateus

De acordo com a filha Jodette, nos primeiros anos de Brasília Joel Guilherme conviveu com músicos como Six e Valdir Azevedo. “No Rio de Janeiro, onde viveu de 1955 a 1961, participava dos saraus com Linda e Dircinha Batista, Carlos Poyares e muitos outros”, completa.

Embora trabalhando e residindo fora de São Mateus, sempre retornava à cidade natal a fim de, deslumbrado pelo Rio Cricaré, curtir férias e buscar inspiração para novas composições.

Joel Guilherme ao lado da mãe Fafana e do pai, o médico Raimundo Guilherme Sobrinho, e outros familiares. -Foto: Divulgação

Filha prepara coletânea com
100 canções de Joel Guilherme

Filha do autor de O luar de São Mateus, Jodette Guilherme Amorim planeja uma coletânea com 100 canções –letra e música– do compositor mateense Joel Guilherme. O objetivo inicial era gravar quatro discos com 25 músicas cada. No entanto, com dificuldades para levantar os recursos necessários para concretizar o sonho do pai, o primeiro CD, que será lançado nesta sexta-feira (21) na Tenda Cultural da Expo Sama, ficou com 16 faixas e 18 músicas, sendo um pot-pourri com três marchinhas. Duas faixas foram gravadas pelo cantor Zeca Baleiro.

Leia também:   Polícia Militar apreende pistola após troca de tiros na zona rural de São Mateus

Distribuindo elogios, Jodette enfatiza que Zeca Baleiro não cobrou cachê, que, segundo ela, adorou as canções de Joel Guilherme e ainda prometeu participar nas próximas obras que estão planejadas. “O Zeca foi muito gentil e atencioso. Ele disse que quer participar dos próximos trabalhos. É muito emocionante e gratificante” – salientou a professora, que mora em Brasília.

Jodette relembra que, após a morte da mãe, encontrou um baú com muitas músicas, inclusive uma carta escrita por Joel Guilherme solicitando que os familiares tornassem realidade o sonho dele de ter as canções eternizadas. A filha disse que selecionou 100 músicas para serem gravadas numa coletânea.

ZECA BALEIRO

Em entrevista à Rede TC, o cantor Zeca Baleiro elogiou o músico mateense e mandou um recado: “Viva, Joel Guilherme, poeta seresteiro dos maiores”. Ele gravou dois boleros de Joel, Em teu silêncio e Tolo. Jodette relata que Zeca Baleiro demonstrou interesse em vir a São Mateus para participar do lançamento do CD do Projeto O Luar de São Mateus, o que só não se concretizou porque ele tem um show em Jacareí, São Paulo, exatamente hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here