Há 16 anos em São Mateus, o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) quer ampliar a interação com os mateenses para crescer no Município. Um passo decidido nesse sentido foi dado esta semana com a participação do diretor-geral Eros Silva Spalla na sessão da Câmara Municipal. A meta é alcançar pelo menos 1.200 alunos matriculados até 2025, além de ampliar a estrutura física, com abertura de salas de aulas e outras instalações.

Com inúmeros problemas, a construção do prédio principal ainda não terminou e soluções paliativas têm sido tomadas para amenizar o problema. Articulado junto aos poderes Legislativo e Executivo municipal, o Ifes será muito mais forte, reforça o diretor-geral.

A participação de Eros na Tribuna Livre da última sessão ordinária de março foi viabilizada por requerimento da vereadora Ciety Cerqueira, que esteve recentemente na instituição de ensino, assim como o vereador Cristiano Balanga. O campus do Ifes em São Mateus está localizado no Bairro Litorâneo, em área doada pelo Município ao lado do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), a pouco mais de cinco quilômetros do centro da Cidade.

O campus mateense atende ao norte do Espírito Santo, ao nordeste de Minas Gerais e ao sul da Bahia, ofertando os seguintes cursos: Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio (32 alunos), Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio (32 alunos), Técnico em Mecânica (64 alunos, noturno), Técnico em Eletrotécnica (64 alunos, noturno), Engenharia Mecânica (40 alunos), Engenharia Elétrica (20 alunos), Pós-Graduação Lato Sensu em Eficiência Energética Industrial (30 alunos por turma ofertada) e Pós-Graduação em Práticas Educacionais (30 alunos por turma ofertada).

Conforme o diretor Eros, o projeto inicial do campus previa o número de 1.200 matrículas após a implantação, contudo, devido a problemas de infraestrutura, com apenas oito salas de aulas e falta de espaço físico para muitas das atividades práticas previstas nos projetos pedagógicos de cursos, o número máximo de matrículas alcançadas foi de 998 em 2919.

O Ifes São Mateus ainda terá pela frente muitos desafios pós-pandemia, como atender às atividades atrasadas que não puderam ser realizadas de forma virtual e alunos que permanecerão por mais tempo no campus. “A demanda pela ampliação do espaço físico torna-se ainda mais imperativa”, reforça Eros Spalla.

Para ofertar mais vagas para alunos da região, o Ifes precisa ampliar o número de turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio com abertura de uma nova turma ao ano a partir de 2023. Deve ainda recuperar o número de estudantes nas turmas dos cursos técnicos concomitantes com ações efetivas de combate a evasão. É preciso também ampliar a oferta de vagas nas turmas de Engenharia Elétrica com entrada anual de 40 estudantes e abrir turmas regulares de pós-graduação para cada eixo tecnológico do campus, detalha o diretor.

Para ampliar a estrutura de apoio a ensino, pesquisa e extensão, o campus mateense necessita de concluir o prédio principal, viabilizar duas salas de aula no Anexo I, adaptação do espaço de refeitório/cantina, cobertura da quadra poliesportiva, viabilizar espaço cultural (Anexo I) e implementar novo laboratório de informática.

Na interação regional, o Ifes de São Mateus desenvolve projetos de pesquisa, focados em propostas desenvolvimentistas, e de extensão, com cursos técnicos de curta duração. Para a comunidade escolar, há também ações diversificadas em andamento.

 

APOIO DOS VEREADORES

Na recepção ao diretor do Ifes Eros Silva Spalla, a primeira-secretária da Câmara Municipal, vereadora Ciety Cerqueira, disse que o Instituto, por causa da pandemia, atende atualmente em média 650 alunos. Ela elogiou e conclamou apoio também ao Projeto Criança Feliz.

Nos parabéns ao Instituto Federal, a vereadora Preta do Nascimento salientou que tem contato com os campi do Ifes em todo o Estado, por conta do tempo em que atuou na assessoria do senador Marcos do Val.

O presidente da Câmara acrescentou que o Ifes pode contar com o Parlamento de São Mateus para que “possa chegar a todas as pessoas, especialmente às que mais precisam”.

 

Foto do destaque: Secom-CMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here