Equipe da Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações de orientação, prevenção e tratamento de doenças em áreas afetadas por alagamento e enchentes, em moradores que tiveram contato com a água, lama e dejetos. A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) detalha que as ações ocorrem principalmente nos bairros Eldorado, Liberdade, Vila Maruim, Santa Teresa (Ponte), Porto e Cricaré. As ações foram intensificadas pelos agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

TRATAMENTO PROFILÁTICO

A Secom Municipal destaca que estão sendo realizadas ações de tratamento profilático com medicamentos para vermífugos, após anamnese (entrevista realizada pelo médico com o seu paciente durante a consulta) e prescrição médica nas áreas afetadas. Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador detalha que foram quase 100 atendimentos, contando os dias de segunda a quinta-feira. “Para as pessoas que não conseguem ir até a Unidade de Saúde, os médicos fazem a prescrição com a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde, e as equipes fazem a entrega e a orientação para a administração oral do medicamento” – acrescenta.

Leia também:   Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

AMBULÂNCIA

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou ambulância com técnica de enfermagem para apoio a remoções e deslocamentos de pessoas acamadas ou com comorbidades que precisam ser avaliadas por médico ou removidas para algum tratamento específico.

Plantão em Guriri

A Secom acrescenta que durante a interdição da ponte da Rodovia Othovarino Duarte Santos (Rodovia de Guriri), no Bairro Pedra D’água, foi implantada uma equipe de plantão 24 horas na Unidade de Saúde de Guriri Norte, o que garantiu o atendimento médico à população da Ilha que, devido às várias regiões alagadas, está sob risco de contato com agentes patogênicos presentes na água, lama e dejetos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here