O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou na Câmara dos Deputados a criação de cinco universidades federais no País e seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes). De acordo com a Agência Câmara de Notícias, a ideia inicial do MEC era criar dez Ifes, mas, após consulta aos atuais reitores, foi confirmada a criação de apenas seis. Segundo o ministro, não foi imposta aos reitores uma decisão.

Dentre as universidades anunciadas pelo ministro está a Universidade Federal do Vale do Itapemirim, comemorada pelo deputado federal Evair de Melo. “O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve nesta quarta na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle destacando os avanços do setor. Um grande passo foi dado no dia de hoje: a apresentação da Universidade Federal do Vale do Itapemirim” – frisou Evair.

No entanto, a criação de uma universidade federal em São Mateus, por desmembramento do Ceunes da Ufes, não foi citada pelo ministro. A criação das instituições precisa ser confirmada pelo Congresso Nacional, por meio de aprovação de projeto de lei.

Leia também:   Suspeito de tentativa de homicídio em Vila Valério é preso em São Gabriel da Palha

Milton Ribeiro reforçou que as unidades a serem criadas serão resultado da fragmentação de outras unidades. Ainda de acordo com a Câmara, a ideia inicial do MEC era criar dez Ifes, mas, após consulta aos atuais reitores, foi confirmada a criação de apenas seis. Segundo o ministro, não foi imposta aos reitores uma decisão.

“A criação dos Ifes se dará por meio de desmembramento de campi já existentes, com a nomeação de novos reitores, mas sem a contratação de novos professores. Conforme o ministro, o desmembramento vai potencializar a interiorização do ensino e democratizar o acesso ao ensino. O custo total será de R$ 75 milhões” – frisa a Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here