Mais de 17 mil alunos da rede municipal de ensino são atendidos com merenda escolar por meio dos centros de educação infantil e escolas de São Mateus, conforme os dados apresentados pela Secretaria de Comunicação.

De acordo com a Prefeitura, para assegurar que essas unidades sigam um padrão de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Setor de Alimentação Escolar, gerencia o planejamento para a aquisição dos produtos via Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), elaboração de cardápios, assim como a capacitação e aperfeiçoamento das manipuladoras de alimentos no preparo das refeições diárias.

“Para alcançarmos os resultados de qualidade pretendidos estamos empenhados em analisar com critérios os produtos adquiridos, a partir de uma elaboração de cardápios sob orientação de nutricionistas” – frisa Edna Rossim, secretária de Educação, acrescentando que neste período pandêmico e de retorno presencial as aulas as escolas devem seguir todos os protocolos de biossegurança contra a covid-19 no manuseio dos alimentos.

 

Nutricionista explica cuidados com alimentos

Leia também:   Mateenses entusiasmados para o duelo Galo e Flu no Estado

 

São Mateus – A nutricionista Tayla Neves Quimquim Brandes explica que antes dos produtos serem entregues eles passam por fiscalização pelo Setor de Alimentação Escolar, e, ao chegarem ao destino, os manipuladores de alimentos, que são capacitados para seguir todos os procedimentos necessários, fazem nova checagem de qualidade, estado da embalagem, data de validade, pesagem, higienização, armazenamento, entre outros.

 

Foto: Divulgação

Tayla acrescenta que, no ato da entrega não são recebidos produtos que apresentem desconformidade com a qualidade e, se verificada alguma anormalidade após a entrega, são emitidos ofícios e relatórios fotográficos pela direção da escola para que o Setor de Alimentação escolar solicite a imediata substituição do produto pelo fornecedor.

Todo o acompanhamento da execução do Pnae no Município é feito pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entidade de controle social, deliberativo, fiscalizador e de assessoramento a Administração Municipal, com participação de representantes da comunidade escolar.

Segundo Tayla, “o planejamento nutricional, a fiscalização do setor, o monitoramento da gestão escolar e o acompanhamento do CAE, desde a entrega, passando pelas etapas de armazenamento, preparo e distribuição são fundamentais para a qualidade da alimentação fornecida.”

Leia também:   Aos 52 anos, mateense Joelma de Angeli é campeã estadual de fisiculturismo

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here