As mateenses Gabriela Constâncio de Moura Maia e Thalita da Silva Mena, ambas de 16 anos, junto com Bruna Coutinho, 20, de Vila Velha, conquistaram medalha de ouro no torneio regional de ginástica rítmica. Elas foram campeãs na modalidade trio adulto. O torneio foi disputado de 13 a 18 deste mês, em Pindamonhangaba, em São Paulo.

Além da medalha de ouro, o trio conquistou ainda vaga no torneio nacional que acontece em novembro na cidade de São Bernardo do Campo, também em São Paulo.

A treinadora das ginastas, Natália Oliveira Costa Lima, que é ex-atleta na categoria, disse que não mediu esforços para que a participação das atletas na etapa regional, que ela considera como “escada para o topo”, fosse possível.

“Quando as meninas começaram os treinos era só o básico, uma vez na semana, por uma hora. Mas surgiu a ideia de montar um trio adulto para participar das competições. Com a parceria da Bruna [de Vila Velha], os treinos se intensificaram” – disse a treinadora à Rede TC de Comunicações na noite de segunda-feira (18), quando retornava da competição para o Espírito Santo.

Leia também:   São Mateus se despede de Anália Calatroni Queiroz

 

TREINOS

Natália detalha que os treinos são feitos em São Mateus e também em Vila Velha. Em um fim de semana, as mateenses vão até a Grande Vitória para treinar com a Bruna. No fim de semana seguinte, a vilavelhense se deslocava até São Mateus. “Conseguimos a liberação para treinar no Ginásio do Batalhão da Polícia Militar de São Mateus”, frisa.

 

Conquista é extraordinária, avalia treinadora Natália

 

São Mateus – A treinadora Natália Oliveira Costa Lima destaca que o extraordinário da conquista é que Gabriela e Thalita tem menos de um ano de prática na ginástica rítmica e, no começo, não treinavam com arcos, por exemplo, por causa da estrutura dos locais de treino.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

“Conversava muito com elas e fomos focadas na participação, experiência, pois, como ex-atleta, sabia que seria muito difícil. Quando chegamos lá, percebi que tínhamos muita chance de pódio. As outras competidoras eram boas, mas as meninas treinaram muito, se dedicaram, sacrificando os finais de semana e estavam muito bem, com postura, movimentos limpos” – adianta.

Segundo Natália, a emoção tomou conta de todos quando as notas foram apresentadas. “Elas ficaram com o ouro. O primeiro e segundo lugar eram classificatórios para a fase nacional, mas nós conseguimos o primeiro lugar com folga”.

Diante da classificação a treinadora Natália destaca a importância do momento. “Essa competição foi algo muito marcante para região, pois as meninas treinam a menos de um ano e, mesmo assim, conseguiram representar lindamente o nosso Espírito Santo e São Mateus”.

A competição teve a chancela da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que participa da organização de campeonatos como o Pan-Americano, Brasileiro, além de comandar a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica.

Para a etapa nacional, em novembro, Natália garante muito treino e aposta em bons resultados. “Essa próxima fase sabemos que será mais complicado que a primeira, pois será contra atletas do Brasil todo, mas estamos confiantes e esperamos dar o nosso melhor”.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here