A 18ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Jaguaré e abrangência no município de Vila Valério, está sob novo comando. Recém promovido de capitão a major, o oficial Fabrício Pereira Rocha assumiu o posto no dia 3 de abril, sendo transferido do comando da 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental com sede em São Mateus. A unidade da PM de Jaguaré era comandada até então pelo major Tiago dos Santos Borba.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, o major Fabrício destaca que uma das primeiras ações é estreitar laços e fazer um comando de aproximação com as comunidades. Nesse propósito, o major destaca canais de contato, citando como exemplo o Conselho de Segurança de Jaguaré e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), “onde as instituições entram para debater os problemas da Cidade”.

O major Fabrício, agora comandante da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar de Jaguaré e Vila Valério, quando capitão, comandou a 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em São Mateus.
Foto: TC Digital

O novo comandante acrescenta o trabalho que pretende realizar para tentar reduzir os índices de crimes contra a vida e contra o patrimônio nos dois municípios. Conforme frisa, a criminalidade atual também ocorre em municípios fora da Grande Vitória. “Nossa ação é fazer frente a esses crimes que vêm assolando mais no interior”, sustenta.

Segundo levantamento do Instituto Jones dos Santos Neves, Jaguaré registrou 21 mortes em 2021, número que caiu para 13 em 2022. “A nossa meta é continuar atuando para a diminuição de homicídios. De 2021 para 2022 houve uma queda. Vamos continuar trabalhando para que essa queda possa acontecer em 2023” – adianta.

VISITAS A ESCOLAS

O comandante destaca que outra ação que está sendo feita pela Polícia Militar é a visita tranquilizadora a unidades escolares, “principalmente após o ataque ocorrido em Santa Catarina”. Dentro deste trabalho, os militares realizam palestras e realizam policiamento em pontos base nos horários de entrada e saída de estudantes nas escolas.

Operação colheita começa dia 23

A Operação Colheita terá início em Jaguaré e Vila Valério, municípios grandes produtores de café e de pimenta do reino no Espírito Santo, no dia 23. “Essa operação é realizada todo ano na colheita do café. Policiais militares são especificamente empregados para patrulhamento na área rural, onde há uma saturação” – explica major Fabrício.

O comandante acrescenta que esse trabalho é realizado por meio de escala especial de militares, pagos por meio de Indenização Suplementar de Escala Operação (ISEO), aumentando o efetivo de patrulha rural em 50% nas escalas diárias. As principais ações são as visitas tranquilizadoras aos produtores rurais.

Ele frisa ainda que a PM já possui o mapeamento das propriedades em ambos os municípios. “[Os produtores] já têm o contato direto [com os policiais] para que possam ser acionados”, reforça.

População pode contribuir com denúncias

O major Fabrício Pereira Rocha destaca que a Polícia Militar tem cumprido o papel dela, trabalhando diuturnamente para o enfretamento à violência. “E agente conta sempre com o apoio da população”, destaca.

Neste sentido, o oficial orienta os moradores de Jaguaré e Vila Valério a serem parceiros, “denunciando quando ficarem cientes de alguma informação que leve a polícia a prender autores de crimes, sejam de tráfico, homicídios, furtos, roubos, posse e porte ilegal de armas, entre outros delitos”.

Para contribuir de forma anônima, o comandante explica que a população pode fazer contato por meio do telefone 181 ou pelo disquedenuncia181.es.gov.br. Pela internet, os denunciantes podem inclusive anexar imagens e complementar as denúncias. O oficial acrescenta que, em caso de emergência, o cidadão deve entrar em contato pelo telefone 190.

Agora major, oficial comandou a Companhia da Polícia Ambiental em São Mateus por seis anos

Agora major, o oficial Fabrício Pereira Rocha comandou a 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, com sede em São Mateus, por seis anos. “Um período que houve combate principalmente aos crimes de desmatamento, de caça, ações intensas e o resultado final foi satisfatório”, avalia.

O major Fabrício reforça que a Polícia Ambiental obteve destaque nos anos de 2019 até 2022 “por alcançar os melhores resultados operacionais numa área de 15 municípios, uma área grande, os resultados foram satisfatórios”.

Integrando a Polícia Militar há 22 anos, o novo comandante da Companhia Independente de Jaguaré, major Fabrício já atuou ainda nos batalhões de Vila Velha, Aracruz, Academia da PM em Cariacica. Em São Mateus, atuou também na 5ª Companhia Independente –quando a unidade ainda não havia sido transformada batalhão– e 13º Batalhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here