O ex-senador Magno Malta (PL) aparece em primeiro lugar na pesquisa encomendada pela Rede Gazeta ao Instituto Ipec com 29% da preferência dos entrevistados para o Senado Federal. A senadora Rose de Freitas (MDB), que ganhou o apoio do governador Renato Casagrande (PSB) e de pelo menos metade dos prefeitos capixabas, segundo interlocutores da parlamentar, está em segundo, com 22% das intenções de votos na pesquisa estimulada. Rose concorre à reeleição.

Quando se leva em conta os extremos da margem de erro, de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados.

Em terceiro lugar está o empresário Carone (Agir), com 5%. Na sequência aparecem o atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Erick Musso (Republicanos), com 4%, Gilberto Campos (Psol), com 2%, Nelson Júnior (Avante) e Filipe Skiter (PSTU), com 1% cada. Já o candidato Antonio Bungenstab (PRTB), apesar de citado na pesquisa, não atingiu 1% das intenções de voto dos entrevistados.

O candidato Coronel Lugato (DC), não consta na pesquisa e segundo o Ipec, no momento do registro da pesquisa, que ocorreu no dia 11, o nome não estava protocolado na Justiça Eleitoral e que também não havia informação suficiente que indicasse que ele fosse oficializar a candidatura.

Leia também:   Procurado por homicídio e tráfico é preso no Espírito Santo

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, 18% dos entrevistados optaram pela resposta não sabe ou não respondeu, e 17% escolheram a opção nulo/branco.

 

PESQUISA

A pesquisa Ipec, encomendada pela Rede Gazeta, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o número ES-09385/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR-07979-2022. Foram feitas 608 entrevistas em 24 municípios capixabas entre os dias 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. As entrevistas foram pessoais por amostragem, com a seleção dos entrevistados de acordo com as proporções da população por grupos de idade, sexo, instrução e atividade econômica. Foi utilizado ainda questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa.

 

 

Foto do destaque: Roque de Sá-Agência Senado/Divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here