A Justiça Eleitoral espera concluir a inseminação das urnas eletrônicas em São Mateus, trabalho que consiste em inserir as informações dos candidatos e eleitores aptos a votar em cada seção eleitoral, neste sábado. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), o trabalho teve início nesta semana e conta com a atuação de técnicos e servidores do Cartório da 21ª Zona Eleitoral de São Mateus e também do TRE-ES.

Nesta quinta-feira a Reportagem esteve no Cartório Eleitoral de São Mateus registrando a cerimônia pública de inseminação das urnas eletrônicas. Foto: Cláudio Caterinque/TC Digital

A próxima semana, que antecede o dia da votação, 15 de novembro, será dedicada para a realização do check list, conferência de todos os detalhes relacionados às urnas eletrônicas. Até a próxima sexta-feira o Cartório Eleitoral de São Mateus deve conferir os últimos detalhes relacionados a logística e às seções eleitorais. As urnas começam a ser enviadas às sessões eleitorais no sábado. Por questões de segurança, o TRE-ES não fornece mais detalhes, como horários e cronogramas, sobre o envio das urnas eletrônicas às seções eleitorais.

Nesta quinta-feira a Reportagem esteve no Cartório Eleitoral de São Mateus registrando a cerimônia pública de inseminação das urnas eletrônicas. A Justiça Eleitoral informa que qualquer eleitor pode acompanhar essa cerimônia, desde que comunique previamente ao Cartório Eleitoral para evitar aglomerações nos estabelecimentos devido às restrições por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Cartório Eleitoral de São Mateus montou os kits de segurança para serem usados por eleitores, mesários e outros voluntários que atuarão nas eleições deste. Os kits contêm álcool 70% que devem ser usados para higienizar as urnas e demais equipamentos usados durante a votação.

A Justiça Eleitoral orienta o eleitor a levar para a seção de votação a própria caneta que ele deve usar para assinar o comparecimento à urna.

TRE reforça orientações para o dia da votação

Faltando 9 dias para a votação, a Justiça Eleitoral segue com os preparativos para que o cidadão possa exercer o direito ao voto com a segurança sanitária necessária para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

O Cartório Eleitoral de São Mateus montou os kits de segurança para serem usados por eleitores, mesários e outros voluntários que atuarão nas eleições deste ano. Foto: Cláudio Caterinque/TC Digital

Seguindo os protocolos estabelecidos no Plano de Segurança Sanitária das Eleições 2020, elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde e com a consultoria da Fiocruz e hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, o período de votação este ano foi ampliado em uma hora. A votação no dia 15 de novembro será das 7 às 17 horas, sendo que os idosos terão horário preferencial das 7 às 10 horas.

“Em relação às medidas de preservação da saúde de quem vai trabalhar nestas eleições, a Justiça Eleitoral vai fornecer aos mesários máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas, viseiras plásticas (face shields), álcool em gel de uso individual para higienização das mãos e álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras) e objetos (canetas) na seção eleitoral” – detalha o TRE-ES.

Já o fluxo de votação definido para o dia da eleição inclui distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância; orientação para o eleitor levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura. Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here