O Inverno no Hemisfério Sul começa nesta quarta-feira (21), às 11h58, e prossegue até o dia 23 de setembro, às 3h50, no horário de Brasília. De acordo com a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a temperatura mínima deve chegar aos 15ºC nesta quarta-feira em São Mateus.

No Município, mesmo antes do início do Inverno, foram registradas temperaturas baixas neste mês de junho. Na madrugada do dia 5 de junho, por exemplo, a temperatura mínima registrada pela estação automática do Inmet foi de 15,8°C. Nesta semana, na noite de segunda para terça-feira, a temperatura mínima registrada na mesma estação foi de 17,4°C.

E as temperaturas devem cair ainda mais no Município até o final de semana, de acordo com o Incaper.

Nesta quarta-feira, primeiro dia de Inverno, devido à permanência dos ventos costeiros, o tempo deve ficar encoberto em São Mateus com a possibilidade de chuvas rápidas e fracas em alguns momentos.

As condições climáticas devem permanecer as mesmas na quinta e na sexta-feira, com a temperatura mínima chegando aos 16ºC.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

 

INVERNO

Climatologicamente, a estação mais fria do ano é marcada por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Norte e Nordeste do Brasil. Por outro lado, os maiores volumes de precipitação se concentram no noroeste da região Norte, leste do Nordeste e em parte do Sul do País. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Inmet e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, o que provoca a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, bem como o aumento de doenças respiratórias.

Os institutos explicam que, além da menor incidência de radiação solar, a estação também se caracteriza pelas incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente, provocando queda na temperatura.

E essa diminuição na temperatura pode ocasionar formação de geada nas regiões Sul e Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul; queda de neve nas áreas serranas e planaltos da Região Sul e episódios de friagem em Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

Além disso, no Inverno, em função das inversões térmicas no período da manhã, é comum a formação de nevoeiros ou névoa úmida no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, especialmente, em estradas e aeroportos.

De acordo com a previsão do Inmet e Inep, o mês de junho costuma ser mais seco no Sudeste, porém, nas últimas semanas, foram observadas chuvas acima da média em algumas localidades, principalmente, em São Paulo.

 

Como ficam as chuvas no Sudeste no período

A previsão para o Inverno no Sudeste indica predomínio de chuvas abaixo da média, porém, não se descarta a ocorrência de chuvas intensas próximas ao litoral sul da região devido à passagem de frentes frias.

As temperaturas tendem a permanecer acima da média na maior parte da região, porém, não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio em alguns dias, podendo ocorrer formação de geada em pontos isolados de regiões com altitude elevada.

Leia também:   São Mateus disputa fase regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo a partir de segunda-feira

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here