O 1° Encontro Cultural de Capoeira do Centro Social Reconstruir a Vida no Bairro Porto foi marcado por interação, aprendizado e valorização da cultura. A programação reuniu capoeiristas e adeptos de São Mateus, Linhares, Jaguaré e do estado da Bahia.
O organizador Dennys Assunção destaca que o encontro foi pensado com o objetivo de aproveitar, de maneira mais ampla, os ensinamentos do mestre Macaco (Bahia) que já esteve no Projeto Reconstruir a Vida em outras ocasiões, além de valorizar a cultura no Município.
“Pela manhã aconteceu oficina com o mestre Macaco, que tem um desenvolvimento muito bom com as crianças. À tarde, um encontro com todos os participantes. O mestre Militão de Linhares fez uma palestra para enriquecer e valorizar a questão cultural” – explicou.
Aberto ao público no período vespertino, o encontro permitiu interação com o público, aprendizado além do encanto com a cultura, tradição, arte, luta, música e dança. O encontro envolveu de bebês e crianças a jovens, adultos e idosos, aprendendo e ensinando com o objetivo de resgatar a cultura e manter as tradições.
O mestre Macaco conduziu um momento de aquecimento, repassando os passos da capoeira e puxando trechos das músicas como Deixa o caldeirão ferver, Pretinho, Jogo de Dentro, Capoeira é um santo remédio e outras antecedendo o ápice do encontro com a grande roda de capoeira. As crianças do Projeto Reconstruir a Vida protagonizaram um show à parte, com uma apresentação ensaiada, animada e divertida.
Para Dennys, o encontro atendeu as expectativas. “Foi muito bem desenvolvido a aula com o professor a as crianças. Todos entraram no clima e no período da tarde veio o pessoal. O pessoal representando mesmo. Exatamente como a gente queria”.
De acordo com Dennys, é provável que no final deste ano seja organizado um evento do mesmo porte que marcará o encerramento das atividades.
Foto do destaque: Tatiana Milanez/TC Digital