Em resposta à Rede TC, o Ibope Inteligência confirmou que um grupo de entrevistadores realizava em São Mateus, assim como em outros 132 municípios do País, uma pesquisa através de teste sanguíneo e entrevista sobre a prevalência de covid-19 na população brasileira.

O instituto relatou que junto com a Universidade Federal de Pelotas, que coordena o estudo, consultou a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que autorizou a utilização de entrevistadores e pessoas que não são formadas em Enfermagem nesta pesquisa, “por entender se tratar de um procedimento simples”.

Na quinta-feira (14), a Polícia Militar encaminhou um grupo de 17 entrevistadores para a 18ª Delegacia Regional de São Mateus, por realizar a pesquisa sem comunicação com a Secretaria Municipal e ter sido constatado que não tinha profissionais da saúde.

LEIA TAMBÉM: Secretaria não foi comunicada de suposta pesquisa de covid-19 em São Mateus

O Ibope Inteligência sustenta que a equipe foi treinada por biomédicos e técnicos de Enfermagem para as questões de biossegurança para a realização da coleta. “Além disso, a aplicação do teste rápido não exige a solicitação de um médico ou enfermeiro”, afirma.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

Em relação à notificação das autoridades locais, o instituto reconhece que de fato houve uma falha de comunicação com as vigilâncias sanitárias. Conforme acrescenta, os ofícios dessa pesquisa não chegaram em tempo para algumas secretarias municipais de saúde. Entretanto, o Ibope Inteligência relata que enviou e-mail para todas as 133 prefeituras, um dia antes da pesquisa.

De acordo com o instituto, o objetivo dessa pesquisa é medir o nível de imunização da população brasileira ao novo coronavírus e identificar de que forma o vírus se propaga pelo Brasil.

LEIA TAMBÉM: Secretaria não foi comunicada de suposta pesquisa de covid-19 em São Mateus

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here