O AMOR
Jesus Cristo nos deixou a seguinte mensagem: “Assim como amei vocês, amem uns aos outros. Dessa maneira todos irão reconhecer que vocês são meus discípulos, quando eles virem o amor que vocês têm uns pelos outros”. A reflexão que podemos fazer é a de que é preciso mais amor no mundo para enfrentar tanto ódio e guerras. A mensagem oficial no Dia de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário de Aparecida, foi justamente essa: amor e paz.

ESQUENTOU
A disputa no segundo turno, faltando 15 dias para a votação, está com as temperaturas elevadas. Nesta semana, ataques violentos ocorridos em Vitória serviram de combustível para alfinetadas de ambos os lados. A avaliação é de que o governador Renato Casagrande (PSB), que disputa a reeleição, se saiu bem conseguindo dar uma rápida resposta à sociedade, prendendo ao menos 15 pessoas suspeitas de envolvimentos nos ataques. O candidato Manato (PL) disse que havia feito contato com o ministro da Justiça, Anderson Torres, que teria colocado a Força Nacional de Segurança à disposição do Espírito Santo, o que não foi preciso, segundo interlocutores do Governo do Estado. Nessas próximas duas semanas, a previsão é de que ambas as candidaturas deem ainda mais gás às campanhas, no chamado sprint final.

AFIADO
O governador Renato Casagrande teve uma reunião com a militância do PSB da Serra na quinta-feira. Durante o encontro, fez discurso com o objetivo de animar as bases, dando sinais de que a campanha vai aumentar o tom na reta final. O governador ainda pediu que o eleitor compare os candidatos e destacou: “Não disputo a eleição contra Bolsonaro. Meu adversário é o Manato”. Casagrande ainda estimulou os aliados a conversarem com os eleitores sobre a diferença no perfil dos candidatos. “Meu adversário foi assessor do presidente Bolsonaro, e ele [o presidente] tirou o meu concorrente da assessoria. Foi presidente do conselho do Sebrae, e a instituição o tirou da presidência. Foi diretor do Metropolitano, a direção do hospital tirou ele do comando. Então, se não deu certo em nenhum lugar, vai dar à frente do governo do Estado?”, indagou Casagrande.

Leia também:   Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

MANATO
Enquanto isso, o candidato Manato segue com a agenda de caminhadas pelo Estado. Nesta semana, dedicou-se a visitar municípios da metade norte do Estado, onde conta com o apoio do ex-prefeito de Linhares e ex-candidato a governador, Guerino Zanon. Manato passaria por São Mateus na noite de ontem onde teria um encontro com apoiadores. Também marcou presença em Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário. Em nenhum desses últimos municípios foi recebido pelos chefes dos executivos locais, que já declararam apoio e ainda atuação incansável na campanha de Casagrande, como é o caso dos prefeitos Daniel (São Mateus) e Mateusinho (Conceição da Barra).

PESQUISAS
As pesquisas no Espírito Santo continuam dando o que falar. Uma delas, divulgada no início da semana, colocou o candidato Manato à frente de Casagrande nas intenções de votos para o segundo turno. Já outra, divulgada no meio da semana, deu vantagem ao candidato que disputa a reeleição. Analistas políticos afirmam que, se for para ter pesquisas assim, melhor não ter.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

SETOR PRODUTIVO E OS CANDIDATOS
Diante da realização do segundo turno das Eleições 2022 no Espírito Santo, o Fórum de Entidades e Federações vai realizar novo encontro com os candidatos ao Governo do ES. Será na segunda-feira (17), a partir de 14h, em Vitória. Os candidatos Manato e Casagrande terão a oportunidade de aprofundar as propostas para o Governo do Estado. “O diálogo será um momento de firmar os compromissos com as pautas do setor produtivo e o desenvolvimento do Espírito Santo”, afirma o coordenador do FEF e diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina.

FORMATO
O formato do novo encontro e a ordem de participação, definida por meio de sorteio, foram acordados com as assessorias dos candidatos. O candidato Manato é o primeiro a compartilhar as propostas, às 14h, e, a partir das 16h, é a vez de Casagrande. O FEF é formado pelo ES em Ação, Federação da Agricultura e Pecuária (Faes), Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Federação das Indústrias (Findes) e Federação dos Transportes (Fetransportes). O acesso ao evento será restrito a convidados do FEF.

AS ELEIÇÕES
O consultor Antônio Lavareda faz o alerta: olhem a abstenção, olhem a abstenção. Quanto maior, pior para o candidato que se vê à frente nas pesquisas. Os institutos não aferem abstenção. Especialistas aferem que contingentes mais carentes fogem às urnas. A essa altura, ainda não dá para dizer quem ganha. Distância entre 6% a 10% entre um e outro resulta na seguinte conta: tirar um voto de um adversário vale por dois; o que chega aumenta o total dos votos de um bornal e diminui do outro; assim, ganhar dois milhões de votos equivale a ganhar quatro milhões.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

OS SEMÁFOROS
Para descontrair, uma lenda do ‘interiorzão’ do Brasil.

Certo prefeito de Santa Rita do Suaçuí, nas Minas Gerais, ao ver nomeado um amigo para comandar o Detran, correu a Belo Horizonte, e não se fez de rogado. Foi logo pedindo:
– Amigo, me arranje umas sinaleiras para minha cidade. Vai ser o maior sucesso. Vai ajudar muito a minha popularidade.
O diretor, tomado de surpresa, ante tão inusitado pedido, procurou administrar a euforia do prefeito, mas não tinha como escapar à pressão:
– Compadre, está difícil arrumar esses aparelhos. Tenho de fazer uma grande reforma aqui na capital. Mas vou me esforçar para lhe arrumar quatro semáforos. Mas, por favor, não espalhe. Insisto: não espalhe.
E assim foi. Ao chegar a Santa Rita, um mês depois da entrega, ficou embasbacado. Viu os quatro semáforos colocados no mesmo lugar: o centro da cidade. Perguntou ao alcaide: “por que você mandou colocar todos eles naquele lugar”?
Sorriso no canto da boca, o prefeito respondeu:
– Ora, compadre, você esqueceu? Me lembro bem: você bem que me pediu para não espalhar os faróis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here