ÚLTIMA CURVA
Restam 15 dias para a eleição e, como em uma corrida automobilística, os candidatos estão na última curva antes da reta final para a linha de chegada. Chegou a hora das campanhas, principalmente as proporcionais, intensificarem o contato com o eleitor, o famoso corpo a corpo. Aos que deixaram para a última hora, segue um conselho de mineiro matuto: “Quem fez, fez. Quem não fez, não faz mais!”

IMPORTÂNCIA DOS INDECISOS
Enquanto avançam as campanhas eleitorais, os indecisos vão ganhando cada vez mais importância. Com a eleição presidencial polarizada e todos os institutos sérios de pesquisa apontando a liderança de Lula, a grande dúvida é saber se a opção que vier a ser feita pelos indecisos pode ou não determinar a definição da eleição ainda em primeiro turno. Neste momento, as estratégias de campanhas estão voltadas para tentar conquistar os corações dos indecisos.

INDECISOS PARA DEPUTADOS
Se os indecisos são poucos para a eleição presidencial e são muito importantes, imagine o significado deles para as eleições de deputados estaduais, federais e senadores. Com a cabeça do eleitor focada na eleição presidencial e na de governador, os candidatos ao congresso nacional correm contra a corrente para chamarem a atenção para seus nomes. Diz a tradição política, que a maioria dos eleitores só define a intenção de voto para o Legislativo na reta final das campanhas, nos últimos 15 dias.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

IMPACTO VISUAL
Por conta de tudo isso, muitos candidatos a deputado apostarão em maior ocupação dos espaços nas ruas para impactarem os eleitores. Uma das estratégias costumeiramente utilizada é a adesivação massiva de carros, para dar a impressão de que a maioria do povo está com determinado candidato. Como numa guerra, os candidatos querem passar uma ideia de que estão em todos os lugares ao mesmo tempo.

SEGURANÇA
O candidato a governador Manato declarou esta semana que, se eleito, pretende convocar o exército brasileiro para resolver os problemas de segurança pública no Espírito Santo. É impressionante como parece não ter aprendido nada com a desastrada experiência de intervenção militar na segurança do estado do Rio de Janeiro. Lá, o general Braga Neto ficou um bom tempo dando as cartas nesse setor e o Rio continua tão inseguro quanto antes. Resolver as questões de segurança exige mais do que bravatas, mas um plano estruturado em ações de inteligência e prevenção, repressão, punição –o que envolve o sistema de justiça– e ações econômicas e sociais que busquem o equilíbrio da sociedade. Sem isso, é enxugar gelo ou jogar para a plateia.

RODRIGO DA COZIVIP
Candidato a deputado estadual, o empresário Rodrigo da Cozivip tem se movimentado bastante em todo o norte capixaba e outras regiões também. Natural de Linhares, ele tem buscado apoio de lideranças de lá, entre essas a ex-deputada estadual Eliana Dadalto, que anunciou o apoio a Rodrigo.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

MUDANÇAS NO TRÂNSITO
Motoristas estão preocupados com as mudanças anunciadas pela Prefeitura no trânsito de São Mateus. Há quem concorde, mas também existem aqueles que discordam. Lembrando que, com a municipalização do trânsito, o Município prepara uma campanha com ações educativas para orientar o tráfego de veículos e pedestres nas áreas urbanas da cidade.

Foto: GovernoES/Divulgação

CICLISTAS
Outra parcela da sociedade que tem levantado dúvidas é aquela que utiliza a bicicleta como meio de transporte ou mesmo para a prática esportiva. Dentro das mudanças propostas pela Prefeitura, o setor de trânsito do Município deve levar em consideração a segurança também dos ciclistas.

RESPEITO ÀS LEIS
Diante das mudanças que estão sendo implementadas pela Prefeitura, é preciso também que cada um faça a sua parte e colabore para um trânsito mais seguro. A principal atitude é o respeito às leis de trânsito. Com a municipalização, o Município já afirmou que haverá fiscalização rígida, após um período de orientações, é claro!

INFRAESTRUTURA
O ministro da infraestrutura, Marcelo Sampaio, que visitou o Espírito Santo recentemente, trará as perspectivas de investimento do Governo Federal nos setores de transporte, saneamento e energia para os próximos anos no Seminário de Infraestrutura, que acontece em outubro, em Brasília. Já, o diretor do Dnit, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, mostrará a viabilidade técnica e econômica dos pavimentos de concreto para atender aos investimentos em transporte rodoviário. O Seminário é realizado pelo Instituto Brasileiro do Concreto, Ibracon, associação técnica nacional composta por profissionais e empresas do setor construtivo para disseminar e estimular o conhecimento científico e tecnológico, a normalização e as boas práticas do uso do concreto nas obras.

Leia também:   Equipe de São Mateus está na final do campeonato dos comerciários

PREVIDÊNCIA
Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados, a contratação de planos de previdência privada registrou um aumento de 13,1% no Sudeste no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período no ano passado. Em âmbito nacional, houve um crescimento de 12,2%. Os dados refletem o grande potencial do setor e a maior conscientização acerca da importância de se construir reservas para o futuro, visto que a previdência pública anda um caos.

EDUCAÇÃO EM DESUSO
O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) apresentou nota técnica nesta semana sobre os gastos do Governo Federal com o ensino médio, entre 2019 e 2021. Os números apontam desfinanciamento gradual dessa fase da educação pública em todo o País. No Sudeste, por exemplo, os valores executados são menores que o orçamento autorizado no período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here