QUEBRANDO PROTOCOLOS

Conhecido por quebrar protocolos Brasil afora, o presidente Jair Bolsonaro não tomou conhecimento com a tamanha capacidade que o prefeito Daniel Santana tem em quebrar protocolos. Ao ter em suas mãos o microfone, o prefeito da periferia, como gosta de se autodeclarar, chamou uma criança, Kailla Oliveira, de 9 anos, para cantar um hino e, depois, até ensaiou alguns passos em uma música que ele revela ter feito junto com o cantor Law Lima. Ao final, não poderia deixar de fazer alguns pedidos ao presidente, como a transformação do Ceunes em Universidade Federal de São Mateus, além da construção de poços artesianos e de uma barragem e adutoras para resolver o abastecimento de água potável no Município.

 

BOLSONARO

Em São Mateus, o presidente Jair Bolsonaro teve o mesmo comportamento pelo qual vem recebendo constantes críticas. Desfilou sem máscara, promoveu aglomerações, voltou a defender a hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19 e citou uma de suas frases polêmicas: “Sou ‘imorrível’, ‘imbrochável’ e ‘incomível’…” Arrancou os gritos “mito, mito, mito…” da atenta plateia que o aplaudia.

 

CONTRA E A FAVOR

A passagem de Bolsonaro por São Mateus nesta sexta-feira teve movimentação a favor e também contra. Desde cedo, movimentos realizaram atos contra a presença do presidente, na Praça São Benedito e no monumento Igreja Velha, na área central da Cidade. Já os simpatizantes foram para as proximidades do aeroporto onde houve forte esquema de segurança, inclusive com detectores de metal. No quesito manifestação, nota 10 ao mateense que soube, cada um no seu quadrado, se portar com civilidade. Até o momento do fechamento desta coluna, não havia relato de qualquer tipo de incidente envolvendo ambos os lados.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

 

OUTROS MUNICÍPIOS

Várias pessoas de outros municípios se deslocaram para São Mateus para ver o presidente. Poucas lideranças políticas e muitos produtores rurais de Jaguaré, Linhares, Nova Venécia, Sooretama, Montanha, Vila Valério, Boa Esperança, São Gabriel da Palha, Pinheiros, Conceição da Barra, Pedro Canário, Barra de São Francisco, Ecoporanga, além do sul da Bahia e também do leste de Minas.

A Câmara de São Mateus se fez representar na solenidade em quase sua totalidade. -Foto: TC Digital

EM PESO

A Câmara de São Mateus se fez representar na solenidade em quase sua totalidade. Com o presidente Paulo Fundão compondo a mesa da solenidade, 10 dos 11 vereadores estavam presentes e devidamente trajados, de terno e gravata. Apenas a vereadora do PT, Ciety Cerqueira, não compareceu. Também o vice-prefeito Aílton Caffeu estava lá.

 

BANCADA FEDERAL

O deputado Da Vitória discursou em nome da bancada federal capixaba na solenidade do presidente. Estavam também presentes os deputados Evair de Melo, Neucimar Fraga e Soraya Manato. O senador Marcos do Val, que está afinado no apoio a Bolsonaro no Senado Federal, era esperado, mas não compareceu.

O secretário de Desenvolvimento de Linhares, Luiz Lorenzoni, veio a Sama para a solenidade presidencial e conversou bastante com o jovem secretário de Desenvolvimento de São Mateus, Hassan Resende, a quem deu algumas sugestões.

DESENVOLVIMENTO

O secretário de Desenvolvimento de Linhares, Luiz Lorenzoni, veio a Sama para a solenidade presidencial, junto com Edval Santana. Lorenzoni conversou bastante com o jovem secretário de Desenvolvimento de São Mateus, Hassan Resende, a quem deu algumas sugestões. Com larga e vitoriosa experiência nessa área de atração de investimentos para os municípios, Lorenzoni diz que “vai dependurar as chuteiras brevemente”. Inteligente e humilde, Hassan revela que, assim que assumiu a função de secretário, fez uma visita a Lorenzoni.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

 

DESESTATIZAÇÃO DA CODESA

Assinada pelos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Economia, Paulo Guedes, uma resolução publicada oficialmente nesta semana prevê a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo, a Codesa. Pela resolução, a desestatização se dará mediante a alienação da totalidade das ações detidas pela União no capital social da Codesa, que é responsável pela administração dos portos de Vitória e Barra do Riacho. O contrato terá vigência de 35 anos, prorrogáveis, uma única vez, por mais cinco. A expectativa é que o leilão ocorra no quatro trimestre deste ano e gere investimentos de R$ 1 bilhão.

 

PANDEMIA NO INVERNO

A pandemia durante o Inverno preocupa ainda mais os bancos de sangue de todo Brasil. Dados do Ministério da Saúde estimam que, em 2020, a pandemia ocasionou a diminuição de cerca de 20% no total de doações de sangue, em comparação a 2019, nos hemocentros de todo o País. Segundo o movimento Eu doo Sangue, criador da iniciativa Junho Vermelho, a chegada do Inverno e das férias escolares impacta ainda mais o volume de doações chegando a cair em torno de 30%. Por isso a campanha, de abrangência nacional, tem como objetivo conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

 

COVID-19 EM CRIANÇAS

Os casos pediátricos de covid-19 começam a gerar preocupação. Fora do chamado grupo de risco no primeiro ano da pandemia, e, por consequência, também fora dos testes para a maioria das vacinas desenvolvidas até o momento, casos e óbitos por coronavírus em crianças começam a chamar a atenção em todo o mundo. Atualmente, o Brasil é o 2º país no ranking de óbitos de crianças por covid-19. Até o meio de maio, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância da Gripe (Sivep-Gripe) 948 crianças de 0 a 9 anos haviam morrido em decorrência do coronavírus –32 a cada um milhão de crianças.

 

VACINA

Em paralelo, a China acaba de anunciar a aprovação do uso emergencial da Coronavac em crianças e jovens entre 3 e 17 anos. Considerando ainda o fato de que, no Brasil, os grupos de risco de infecção e óbito pela doença vêm reunindo pessoas cada vez mais jovens –muito em razão da evolução do processo de vacinação dos idosos–, o entendimento de que crianças e adolescentes teriam menores riscos de complicações cai por terra e começa a preocupar pais e especialistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here