. Boi nas alturas

Pecuaristas de todo o Brasil estão de sorriso aberto com a elevação do preço da arroba do boi gordo. Depois de muitos anos com o mercado praticamente estável, nesta segunda quinzena de novembro os preços da carne bovina estão em disparada, com aumentos de mais de 40 por cento. E ainda há expectativa no mercado de que os preços devem continuar subindo nos frigoríficos em dezembro, devendo chegar a 60 dólares por arroba, equivalente hoje a R$ 252,00. Para se ter uma ideia, apenas em 2010 o preço da arroba atingiu esse patamar de 60 dólares. Até outubro vinha oscilando em torno de 35 a 40 dólares.

 

. China compra tudo

Especialistas do mercado afirmam que a elevação do preço da carne se dá em função da alta demanda da China, que precisa alimentar cerca de 1,3 bilhão de pessoas e não produz o suficiente. O credenciamento pelo governo chinês de novos frigoríficos brasileiros abriu novas janelas de oportunidades para as exportações. Além disso, o período de seca foi duro e há pouca oferta de boi gordo nas fazendas.

 

. Segurança

A população do norte capixaba está verdadeiramente assustada com a quantidade de assaltos a lojas, fazendas e até pessoas nas ruas. Em que pese a Secretaria Estadual de Segurança ter anunciado a redução do número de assassinatos no comparativo com o mesmo período de 2018, a verdade é que a intranquilidade é latente. E a questão não é duvidar desses números de assassinatos, mas que a população quer e precisa também de segurança patrimonial, além da segurança pessoal. A audiência pública realizada na quarta-feira é importante para debater a questão, mas precisa ser seguida de medidas práticas e imediatas. Não dá para ficar esperando a próxima tragédia.

Leia também:   Equipe de São Mateus está na final do campeonato dos comerciários

 

. Dengue

Autoridades espanholas confirmaram o primeiro caso de transmissão de dengue através de relações sexuais. Representantes afirmaram que haviam registrado a transmissão de dengue por via sexual entre dois homens. Segundo os porta-vozes do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças da Espanha, o caso era “o primeiro de transmissão sexual do vírus da dengue entre dois homens”. Essa é a primeira vez no mundo em que uma ocorrência desse tipo é confirmada. Até então se considerava que o vírus era transmitido somente pela picada do mosquito aedes aegypti.

 

. Diagnóstico

A contaminação foi diagnosticada em um homem de 41 anos, na capital espanhola. Ele adquiriu dengue ao se relacionar com o seu companheiro, que contraiu o vírus que causa a doença durante viagem para Cuba, onde foi picado pelo mosquito transmissor. Testes comprovaram que os dois homens tinham dengue. Foram recolhidas amostras de sêmen, em que foi detectada a presença de dengue e com o mesmo tipo de vírus que circula em Cuba. Este é o primeiro registro de provável transmissão sexual do vírus da dengue em uma área sem a presença de mosquitos vetores da doença.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

 

. Novo senador capixaba

O senador capixaba Luiz Osvaldo Pastore tomou posse nesta semana garantindo dar continuidade à política municipalista da senadora Rose de Freitas, que se licenciou para cuidar da saúde e voltará ao cargo em cerca de quatro meses, segundo a assessoria da parlamentar. Pastore afirmou ser muito grato por “este momento de poder ajudar o meu Estado”. O parlamentar defendeu a necessidade de uma reforma Tributária e exaltou a dedicação da senadora Rose “na defesa dos princípios democráticos, na luta para combater a violência contra a mulher e, como lembrou também nesta quinta, no exercício do municipalismo”.

 

. Editais de Filipe Rigoni

Já está no ar a terceira e última rodada de votação popular do edital de emendas parlamentares do deputado federal Felipe Rigoni. De acordo com a assessoria do parlamentar, os projetos de Saúde e Educação receberam mais de 17 mil votos. Agora, é a vez de escolher propostas de cinco categorias: Agricultura; Assistência Social; Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente; e Turismo. A votação fica aberta até as 12 horas da próxima quarta-feira (27) e deve ser feita, exclusivamente, por meio do aplicativo Nosso Mandato.

 

Leia também:   Polícia Militar apreende pistola após troca de tiros na zona rural de São Mateus

. Projetos do Ifes de São Mateus

Nesta rodada, 11 projetos estão na disputa. Os municípios de São Mateus, Linhares, Vitória e Anchieta concorrem com dois projetos cada. Laranja da Terra, Aracruz e Ibitirama estão representados por um projeto cada. O edital para definir a aplicação de R$ 12 milhões em emendas parlamentares foi uma iniciativa inédita do deputado Felipe Rigoni. Os dois projetos de São Mateus foram apresentados pelo Instituto Federal do Espírito Santo na categoria Ciência e Tecnologia: Projeto Olhos Para o Céu e Projeto Fenic.

 

. 549 projetos inscritos

Dos 549 projetos inscritos, 31 avançaram para a última etapa, representando 18 municípios de nove diferentes microrregiões do Espírito Santo. Na primeira etapa, foram selecionados 217. A fase seguinte envolveu a análise de um conselho de especialistas, formado por 20 nomes de diferentes áreas temáticas, como saúde, educação e segurança. A avaliação considerou quatro critérios prioritários: qualidade, sustentabilidade financeira, impacto gerado e alcance das microrregiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here