Brasília – O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abrirá 2.800 vagas para cursos de programação, em parceria com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on). As inscrições devem ser abertas no mês de junho e a formação é 100% gratuita. Os recursos para capacitação foram destinados pelo deputado federal Felipe Rigoni, por meio de emendas parlamentares, conforme detalha a assessoria do parlamentar.

“A educação tecnológica é um pilar para mim. Precisamos preparar nossos jovens para as demandas do mercado de trabalho. Investir em formação é investir no futuro e a programação é uma necessidade do mercado. Fico muito feliz por ter contribuído” – pontua Felipe Rigoni, em mensagem à Rede TC de Comunicações.

De acordo com a assessoria do parlamentar, a formação será dividida em dois formatos: o Programa-Se e o Reprograme-se. O objetivo é formar estudantes do ensino médio da rede pública, além de jovens e adultos sem profissão ou que desejam mudar de área de atuação.

Foto: Divulgação

PROGRAME-SE

Serão ofertadas aproximadamente 550 vagas para uma formação com duração de dois semestres, sendo 40% da carga horária presencial e 60% à distância. A expectativa é desenvolver nos alunos o interesse na área de Tecnologia da Informação (TI).

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

A formação deste programa é para preparar programadores de software e para isso serão utilizadas variadas abordagens pedagógicas como, robótica e jogos digitais. A ideia é inserir os jovens estudantes, em estágio inicial de formação, no mercado de tecnologia –o que mais emprega no Estado e que oferece altos salários.

Vale lembrar que no Programe-se a formação da turma de alunos se dará por intermédio da parceria da unidade do Ifes, executora da formação, e a escola pública parceira.

A previsão inicial é que o Programe-se atenda os municípios de São Mateus, Barra de São Francisco, Alegre, Colatina, Linhares e Guarapari.

REPROGRAME-SE

Com aulas 100% on-line e gratuitas, o programa tem o foco em capacitar ou recapacitar jovens e adultos, sem limite de idade, que já passaram pelo ensino médio, ou mesmo queiram mudar de área em busca de melhores oportunidades.

São 2.300 vagas ofertadas para 16 municípios: São Mateus, Nova Venécia, Montanha, Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Santa Teresa, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here