Referência regional para atendimento a pacientes da covid-19 na rede pública, o Hospital Roberto Silvares (HRS) tem cinco leitos ocupados por casos do novo coronavírus, sendo três em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros dois em isolamento na própria unidade hospitalar. Sem especificar, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) relata que, entre os internados, estão casos suspeitos e confirmados. A Sesa também não informou os municípios de origem dos pacientes.

Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador relatou que, na tarde desta quarta-feira (15), não havia paciente de São Mateus internado em unidade hospitalar, seja suspeito ou confirmado com a covid-19. A Prefeitura de Nova Venécia registra um paciente daquele município internado no HRS com confirmação de contágio pelo novo coronavírus.

A Sesa reitera que o Hospital Roberto Silvares possui 18 leitos de UTI reservados para pacientes com a covid-19, além de outros nove de enfermaria e emergência, de adultos e pediatria.

“A direção do hospital esclarece que, para o enfrentamento do novo coronavírus, várias medidas estão sendo adotadas, entre elas fluxo de triagem e atendimento diferenciado para todos os pacientes que apresentem sintomas gripais”, comenta a Sesa.

Leia também:   PRF resgata criança de 2 anos em condições de vulnerabilidade às margens de rodovia no ES

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os pacientes que chegam ao hospital com outras patologias seguem o fluxo normal, sendo encaminhados para hospitais de retaguarda quando necessário. Entretanto, mesmo questionada reiteradamente pela Rede TC, a Sesa não especifica quais são essas unidades de retaguarda.

OUTRAS PATOLOGIAS

Em relação a outras patologias, a Sesa relata que o Hospital Roberto Silvares tem disponível 10 leitos de UTI e outros 138 de clínica cirúrgica, clínica ortopédica, enfermaria de clínica médica (adulta e pediátrica) e emergências (adulta e pediátrica).

Além desses leitos, a Secretaria Estadual da Saúde acrescenta que há outros 50 no pronto-socorro, que funciona no prédio cedido da antiga UPA. Contudo, embora com a insistência da Rede TC, não foi informada a taxa de ocupação dos leitos para outras patologias no Hospital Roberto Silvares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here