Nesta quinta-feira (4), o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) completa 22 anos. “O ano passado marcou a história da unidade, administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), com o maior número de atendimentos, sendo mais de 141.883 pacientes em 2023, bem como coleção de metas batidas e novidades para a saúde pública capixaba” – destaca a assessoria do Instituto Acqua em mensagem à Rede TC de Comunicações.

Segundo o Instituto, a taxa de ocupação do Himaba também melhorou, estando acima de 90%. “Isso demonstra a resolutividade do hospital quando vemos o Tempo Médio de Permanência (TMP) abaixo dos 5 dias, fato histórico para um hospital de alta complexidade” – afirma.

O governador Renato Casagrande destacou que o Himaba é o maior hospital materno-infantil do Estado. “Com a ampliação que estamos fazendo agora será o maior hospital materno-infantil do Brasil. Então 22 anos, nós estamos comemorando com resultados grandiosos, muitos pacientes atendidos e muita gente colaborando. Diretores que passaram pelo Himaba, todos eles, na pessoa do Cláudio (Amorim, atual diretor) quero cumprimentar todos que deram sua contribuição e dão contribuição na gestão do Himaba, mas  quero agradecer em especial todos os colaboradores, todos os profissionais, desde o profissional que faz a limpeza do hospital até o médico mais graduado em termos de especialização, profissional  enfermeiro, técnico, auxiliar, outros trabalhadores na área de saúde. Para nós é uma alegria ter essa referência no atendimento materno-infantil do Estado” – manifestou

Leia também:   Governo do Estado anuncia novos investimentos em Boa Esperança

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, também se pronunciou sobre o Himaba. “Passou por uma reestruturação e graças a Deus tem melhorado muito seu serviço, a ponto de fazer quase 6 mil cirurgias e mais de 61  mil atendimentos laboratoriais. Isso é fruto de uma gestão moderna, eficiente e com dedicação. Todos os colaboradores quero aqui dar um abraço e agradecer por esse empenho, para vocês atenderem cada vez mais e melhor a população que precisa, que não tem uma carteira de plano de saúde e aí busca o atendimento público e esse atendimento público é realizado com efetividade”, destaca.

Trabalho transformado

Para o diretor-geral Cláudio Amorim, a parceria entre Sesa e Instituto Acqua transformou o trabalho do hospital. “Atendemos 78 municípios capixabas e outros estados. Para isso, criamos soluções estratégicas para melhoria e humanização do trato com o paciente, visando não somente salvar vidas, mas também, promover dignidade e bem-estar para quem mais precisa. Um exemplo disso é a criação de um 0800 para marcação de consulta, acabando com as longas filas de espera que existiam antes” – afirma.

Leia também:   Bombeiros capixabas são enviados para buscas de vítimas após chuvas no Rio Grande do Sul

Para Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, a diversidade do hospital indica a qualidade do atendimento e os avanços diante dos indicadores assistenciais. “Contamos com as boas práticas de acolhimento, uso de novas tecnologias e constante capacitação profissional, que assegura cada paciente. O Himaba tem importantes desafios, mas demonstra, de fato, comprometimento com a qualidade. Mérito de cada profissional que atua conosco nessa transformação. Agradeço a cada um pelo empenho e a parceria do Governo do Estado, essencial para mobilizarmos tais conquistas” – relata o gestor.

Desenvolvimento e melhorias

Desde abril de 2021, o Himaba ampliou a oferta de ambulatório em 50%, implantou a telemedicina com 600 consultas por mês, abriu mais 60 leitos pediátricos, uma nova sala cirúrgica e reestruturou sala de manutenção.

“Dentre outras novidades, reforma da parte interna do hospital; criação do laboratório de análises clínicas com microbiologia; área de vivência do ambulatório, para acompanhantes e pacientes terem conforto e apoio; criação da equipe de Humanização com diversas ações para os pacientes, como cinema, cão terapia, implantação de duas brinquedotecas, instalação da classe hospitalar que educa as crianças internadas para não haver perda de conteúdo programático escolar; implantação do programa de voluntariado com mais de 300 voluntários; musicalização para pacientes de longa permanência e implantação do coral Himaba” – detalha o Instituto Acqua.

Leia também:   Bombeiros capixabas são enviados para buscas de vítimas após chuvas no Rio Grande do Sul

Atualmente o hospital conta com dois importantes selos de qualidade: Selo de Hospital Amigo da Criança e Selo de Hospital Seguro.

O QUE VEM

PELA FRENTE

No dia 26 de setembro de 2023, o Governo do Estado autorizou a obras de ampliação de leitos do Himaba e a construção já está em andamento. “A previsão é de ampliação dos 182 leitos, o que deve levar o hospital para 410 leitos, se tornando o maior hospital materno infantil do País”, explica Amorim.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here