Com cerca de 800 contratações somente em 2022, a fábrica da Volare em São Mateus (Marcopolo), chega a 1.850 trabalhadores, um aumento de 2.542,8% em relação aos 70 funcionários no início das atividades no Município. Diretor de Gestão de Pessoas do Grupo Marcopolo, Alessandro Ferreira adianta que os empregos ainda podem ser ampliados conforme o aumento da demanda.

A montadora de ônibus Volare foi instalada em São Mateus em 2014 sendo uma unidade do Grupo Marcopolo, existente há 73 anos e pioneiro na fabricação de ônibus leves comerciais no Brasil. No Município, a unidade iniciou as atividades com a produção de ônibus Volare de nove toneladas sobre chassis Agrale e Mercedes Benz. Os primeiros veículos foram o Fly 5, de cinco toneladas.

Nos primeiros anos, a produção era de 1,5 veículo por dia. O diretor Alessandro Ferreira detalha que atualmente são produzidos 20 veículos por dia, como micro-ônibus Volare e Neobus, além de ônibus urbanos Torino e Thunder.

“A fábrica de São Mateus foi projetada com conceitos industriais muito modernos frente às demais plantas industriais existentes de fabricação de carrocerias de ônibus”, destaca Alessandro Ferreira. O diretor frisa que o crescimento da estrutura depende da retomada do mercado de ônibus, mas que a unidade de São Mateus possui área física para expandir.

Leia também:   Polícia Militar detém foragido e apreende submetralhadora em São Mateus

“Estamos otimistas com a retomada do mercado de carrocerias de ônibus no Brasil”, salienta.

Ele reforça que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) registrou um volume de 12,7 mil ônibus produzidos no País em 2021. Somente no primeiro semestre de 2022, “o País fabricou 13.333 ônibus, um crescimento de 29,1% em relação ao mesmo período do ano passado”. E as projeções para o futuro são promissoras.

 

Foto de destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here