Se algum município capixaba atingir o risco extremo no mapa definido pelo Governo do Estado, haverá fechamento total das atividades econômicas por no mínimo 14 dias. As novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo foram anunciadas pelo governador Renato Casagrande, na tarde desta quarta-feira (10).

Ele explicou que as diretrizes para definir a classificação de risco levam em consideração o índice de letalidade, o grau de isolamento social, o número de pessoas no grupo de risco e a quantidade de UTIs disponíveis.

Segundo o governador, a taxa de ocupação de leitos de UTIs no Espírito Santo chegou a 83% nesta semana. “Se chegar a 90% de ocupação de leitos, os municípios de risco alto migrarão para risco extremo”, definiu Renato Casagrande. No entanto, ele afirma que não é possível ainda determinar quando esse quadro se formará no Estado.

“Espero que não chegue ao risco extremo, mas a sociedade capixaba tem que saber que a gente pode chegar. O isolamento social é pequeno e temos as pessoas não mantendo o distanciamento social. Como ainda temos uma parte da sociedade que ainda não compreendeu a necessidade deste isolamento, não podemos descartar o risco extremo. Se a pressão sobre os leitos aumentar, a gente tem que ir para o risco extremo. Se as pessoas não abrirem mão do seu lazer e da sua vida social, quem pagará a conta será a atividade econômica” – destacou o governador.

Leia também:   Operação conjunta contra o tráfico cumpre mandados em Nova Venécia

Ele frisou ainda que o Governo do Estado sentiu a necessidade, neste momento, de validar essas medidas, que foram discutidas em reuniões com o Ministério Público Estadual e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), além do fórum das federações capixabas.

 

PRINCIPAIS MEDIDAS

As medidas de risco extremo anunciadas nesta quarta pelo governador Renato Casagrande incluem multa de até R$ 6 mil para quem circular sem máscara, toque de recolher às 21h, exceto para serviços de saúde e outras situações consideradas emergenciais ou essenciais.

O trabalhador de serviços essenciais deverá ter uma autorização especial para circular após este horário, emitida pelo empregador no site da Prefeitura ou Estado com carimbo do CNPJ da empresa.

Haverá ainda rodízio para circulação das pessoas delimitados pelo número do CPF, exceto para recebimento de benefícios sociais.

Todas as pessoas que estiverem nas ruas deverão portar documentos de identificação, como Carteira de Identidade e CPF. Os cultos religiosos estão permitidos apenas com celebrações online.

Leia também:   Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

 

LEITOS DE UTI

O governador anunciou ainda que nos próximos dias o Governo do Estado abrirá mais 50 a 70 leitos de UTIs no Espírito Santo para tratamento de covid-19. Ele ressaltou que até esta quarta-feira havia pouco mais de 610 leitos de UTI disponíveis em todo o Estado.

Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here